Tuiuiú: ave símbolo do Pantanal


Que Mateiro não se encanta ao ver em ação o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, né?!Isso porque ele é a maior ave voadora da planície pantaneira e da América do Sul.

O tuiuiú (Jabiru mycteria) vive em grande quantidade nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se encontra mais de 50% da sua população.

Assim, ele voa com seu pescoço e pernas esticados, utilizando, principalmente, as correntes de ar quente para deslizar no céu.

Agora, vamos conhecer melhor esse nosso amigo peralta?

cropped-fazSan-21.jpg

O que é tuiuiú: uma ave que sabe aproveitar a vida

A imensidão do céu parece pequena para essa ave símbolo do Pantanal que enfeita a região com seu balé.

Robusto, de plumagem branca nas asas e preta nas pernas, o tuiuiú tem pescoço preto.

Mas o papo tem a cor vermelha, que em épocas de reprodução se intensifica para a ave ficar mais vistosa para atrair um parceiro.

Pode medir até 1,60m de altura e 3m de envergadura (de uma ponta a outra das asas abertas), sendo capaz de se deslocar até centenas de quilômetros.

Assim, ele voa com seu pescoço e pernas esticados, utilizando, principalmente, as correntes de ar quente para deslizar no céu.

Além disso, ele desfila às margens dos rios e em árvores altas, onde fazem seus ninhos, que são belas obras feitas para  aconchegar toda a família.

Para isso, os ninhos atingem 1,85m de diâmetro e 70cm de altura, na média, mas há registro de ninho com até 3m de diâmetro e altura distante do solo de até 11m.

Para abrigar confortavelmente os ovos da ave, os ninhos são forrados com capins e plantas aquáticas. A fêmea e o macho se revezam nos cuidados da cria, que fica incubada por 60 dias.

Garantindo toda essa desenvoltura do voar e bom trabalho de construção de ninhos, essa ave símbolo do Pantanal tem uma dieta bem rica.Embora também coma insetos e pequenos vertebrados terrestres como petiscos, o tuiuiú alimenta-se ainda de peixes, caramujos e filhotes de jacaré.

Tuiuiú ave símbolo do pantanal
Foto: Renato Gremm

Símbolo do Pantanal também é encontrado em outras regiões

Mesmo que o tuiuiú seja o animal símbolo do pantanal, ele também pode ser encontrado em outras partes do Brasil.

Inclusive, onde recebe diferentes nomes, como jaburu,  tuiuguaçu, tuiú-quarteleiro, tuiupara, rei-dos-tuinins, tuim-de-papo-vermelho e cauauá.

Bem como por aqui, em todos esses lugares, essas aves enfrentam ameaças, como a perda de habitat pelo desmatamento, provocado por más práticas agropecuárias e a expansão urbana sem planejamento.

Não podemos deixar que o medo da extinção tome conta. Como sempre, consciência ambiental vem (ou deveria vir) em primeiro lugar!

Precisamos cuidar para que sobre nossas cabeças continue a pairar esse lindo espetáculo da natureza juntamente com todos outros animais do pantanal.

Com a música O Andar do Tuiuiú, o violeiro Enúbio Queiroz fez a sua homenagem ao nosso símbolo de liberdade.

Compartilhe

por

Publicado

em

, ,

Comentários

Deixe um comentário