Desmatamento do cerrado ameaça nosso bioma

O segundo maior bioma brasileiro abriga nascentes de 8 das 12 regiões hidrográficas brasileiras, abrangendo 8 estados (incluindo nosso MS) e fazendo parte de um terço da biodiversidade do Brasil, com 44% de endemismo de plantas, hoje, sofre com o desmatamento do cerrado.

Desmatamento no cerrado

Mas, em razão da expansão do agronegócio, ele está ameaçado, tendo perdido cerca de 50% de sua formação original. Para mudar esse cenário, organizações se uniram com o Manifesto do Cerrado.

Empresas se comprometem a combater o desmatamento no Cerrado

Buscando mudanças para um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, o GreenPeace Brasil se juntou a outras organizações ambientalistas que trabalham para encontrar uma medida imediata em defesa do Cerrado – a ser tomada por empresas que compram soja e gado desse bioma, sendo a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa sua principal causa da destruição.

Cerrado Brasileiro

O projeto se chama Manifesto do Cerrado e busca eliminar o desmatamento e desvincular suas cadeias produtivas de áreas naturais recentemente convertidas em pasto ou plantações de soja.

Desde que 23 corporações anunciaram apoio ao projeto, triplicaram-se as adesões ao Manifesto.

Empresas globais como Walmart, Unilever, Nestlé, McDonald’s e Carrefour, que usam soja e carne bovina ou derivados de origem brasileira em seus produtos – diretamente ou em suas cadeias de suprimentos –, agora trabalham na implementação de iniciativas concretas para zerar a perda de vegetação nativa.

Todos declarando apoio ao Manifesto?

Conheça as instituições, argumentos e dados que embasam esse projeto para preservar nosssa riqueza natural:

https://drive.google.com/file/d/0B9Q81I9GzbdfeVNYNFJHWFp1ZzA/view

Compartilhe

One thought on “Desmatamento do cerrado ameaça nosso bioma

Ficamos felizes com seu comentário