Qual é a diferença entre papagaio e arara?

A gente adora ver os animais com os quais temos a sorte de conviver na nossa terrinha. E a simpatia das araras e dos papagaios é inquestionável, né?! Mas você sabe a diferença entre papagaio e arara ?

Então vamos descobrir agora as características que as distinguem!

Diferença entre arara e papagaio

Papagaio e arara pertencem à mesma família

Tanto o papagaio quanto a arara fazem parte da família dos psitacídeos e estão entre as aves mais inteligentes, pois possuem o cérebro mais desenvolvido comparado a outras.

As aves desta família têm uma visão apurada, bicos altos e curvados e a planta do pé curtinha, mas bastante articulável, sendo capazes de sustentar o corpo e auxiliar na manipulação dos alimentos que consomem. Ainda para se alimentarem bem, papagaios e araras possuem uma forte musculatura na mandíbula e uma língua bastante desenvolvida com riquíssimas papilas gustativas.

Quando criadas à mão, essas aves se tornam mansas e excelentes animais de estimação para toda a família. Elas têm a capacidade de imitar com grande exatidão vários tipos de sons, incluindo palavras.

A diferença entre papagaio e arara

Apesar de dividirem todas essas características, é preciso atentar-se para algumas particularidades que as fazem ser quem são: papagaios ou araras.

As araras conseguem fazer um ruídos bastante altos, enquanto os papagaios usam sua voz mais para repetir o que ouvem, num tom mais mediano – inclusive falam muito bem. Se por um lado, papagaios afeiçoam-se a um único dono, araras já não são tão sociáveis, podendo até ser agressivas com estranhos.

Para falarmos sobre a parte física, geralmente as araras são maiores e mais coloridas e têm cauda longa e fina, que terminam em V, enquanto a cauda dos papagaios é curta e quadrada.

A grande maioria dos papagaios é muito sociável e vive em bandos ao longo de todo o ano ou, pelo menos, após a reprodução.

Característica dos psitaciformes é que possuem pés zigodáctilos, dois dedos para trás, sendo o primeiro e o último, e outros dois para frente, anatomia bastante útil para se agarrarem aos troncos das árvores”.

Agora você já sabe distinguir uma arara de um papagaio. Esses voadores únicos e, ainda assim, unidos pelas semelhanças. É por essas curiosidades que a natureza é incrível, não é mesmo?

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *