Atualmente existem mais de 15 mil espécies de plantas típicas do cerrado. Nem todas produzem frutos consumíveis por nós, mas em compensação os outros frutos do cerrado são muito bem aproveitados. Nutritivos e fáceis de encontrar por aqui, os frutos da nossa região agradam a diversos paladares.

Por isso, hoje vamos aos deliciosos frutos do cerrado!

Fruto do cerrado

Jatobá

Com sabor e aroma bem característico, o jatobá é mais consumido em forma de farinha, como em bolos e pães, pois não é tão fácil de agradar apesar de ser nutricionalmente bastante relevante, contendo vitaminas, cálcio, proteína e potássio.
É um alimento estratégico para as comunidades indígenas do Xingu.

Fruto do cerrado
By Mateus Hidalgo – photo taken by Mateus Hidalgo, CC BY-SA 2.5, Link

Pequi

Pode ser consumido cozido ou puro, por aqui, ele é uma boa pedida com o famoso arroz e frango. Com sua coloração amarelo intensa, ele também é usado  na fabricação de óleo e licor.

Fruto do cerrado
By Original uploader was Frank Krämer at de.wikipedia – Transferred from de.wikipedia to Commons., Public Domain, Link

Buriti

De possível uso em diversas preparações, o buriti tem alto valor nutritivo e concentração de vitamina A. Sua casca castanha-avermelhada esconde dentro a polpa amarela e sua amêndoa comestível.

Fruto do cerrado

Guapeva

Um pouco mais difícil de ser encontrada, mas como estamos na sua época é possível ter sorte na busca da guapeva. A fruta amarela com polpa esbranquiçada é bastante usada em bebidas doces e geleias. Seu consumo também é recomendado para o combate de doenças crônico-degenerativas, como câncer e diabetes.

Fruto do cerrado
By Tito Lahaye – Own work, CC BY-SA 3.0, Link

Guavira

Eleita a fruta que simboliza Mato Grosso do Sul, a guavira tem um sabor e aroma que conquistam grande parte dos conterrâneos do estado. In natura, em suco, sorvetes, drinques, doces ou licor, a fruta é muito utilizada no combate à gripe, pois possui grande quantidade de vitamina C e atividade antioxidante. Mesmo sua casca pode ser usada no tratamento de diarreias, cãibras e doenças do sistema urinário. Ela merece o título, né?!

E para você, quais frutos estariam no seu top 5?

| Bioma Pantanal / Cerrado

Nome:
Email:
Site:
Escreva seu comentário: