Mutum, ave do Pantanal está no nosso quintal - Aquele Mato

Mutum, ave do Pantanal está no nosso quintal


Nas vastas extensões do Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos e diversificados do mundo, a vida pulsa em uma sinfonia de cores e sons.

Nesse paraíso natural, onde a água e a terra se entrelaçam em uma dança eterna, a diversidade da fauna e da flora é verdadeiramente deslumbrante.

Entre as inúmeras espécies que encontram refúgio nessa região tão especial, o mutum emerge como uma ave majestosa, cuja beleza e presença marcante cativam os corações dos observadores da natureza.

Com sua plumagem exuberante e seu porte imponente, o mutum personifica a exuberância e a elegância do Pantanal, tornando-se uma verdadeira joia alada desse cenário deslumbrante.

Mutum-de-penacho (Crax fasciolata)

Uma ave hoje considerada ave do pantanal se refugia nas árvores e é bem tranquila, quando não é alvo de caçadores.Pois é considerada ótima carne de caça, situação que hoje a coloca em risco de extinção.

Assim, o mutum-de-penacho vive em pequenos grupos ou em pares.Ela está presente na parte mais central do Brasil e em países como Bolívia, Paraguai e Argentina.

Por mais que a maior parte das espécies que vivem no Pantanal também esteja presente em outros biomas brasileiros – e a caça é maior -, por aqui, o mutum ainda é bastante comum.Inclusive, nas fazendas em Mato Grosso do Sul, eles acabam se domesticando, criadas entre as galinhas.

É fácil de reconhecê-lo.Pois ele tem como marca a crista no alto da cabeça.Além disso, o macho é preto com a barriga branca e a fêmea tem a barriga amarelada, a cabeça e o pescoço pretos, e plumagem listrada de preto e branco.

De acordo com informações, ele possui entre 77-80cm e entre 2,2-2,8kg e vive aos pares ou em pequenos grupos familiares.

Eles fazem seus ninhos no alto das árvores.Depois de 30 dias, quando os ovos se eclodem, os filhotes permanecem com os pais por alguns meses.Logo eles são emancipados.Pois os pais os expulsam do seu território.

Mas quando não está se alimentando de frutos, folhas e brotos, o mutum também é um caçador.Ele caça gafanhotos, caramujos, pererecas e lagartixas.

Impactos ambientais no Pantanal

Já sabemos que a intervenção humana no Pantanal afeta a conservação de todo o bioma.

Assim, com o mutum não é diferente.

Ave Pantaneira

Um estudo da ONG WCS Brasil revelou que, em áreas de florestas densas e conectadas do bioma, a quantidade de animais dessas espécies por área avaliada era bem maior.

Isso comparando com regiões alteradas por atividades humanas.

Tais como desmatamento e pecuária extensiva na planície pantaneira.

No caso dos mutuns, o fato pode ser explicado pelo surgimento de uma “savana artificial”.

Além de porque a espécie explora tanto o solo de florestas quanto o de cerrados e campos sujos.

Por isso, os estudos e a conscientização sobre os problemas que causamos não podem parar.Isso porque eles beneficiam paisagens naturais, fauna silvestre e, pasmem, os humanos.

Desvendar os mistérios e maravilhas do Pantanal é uma experiência que nos conecta profundamente com a essência da natureza.

As aves, como o mutum, são apenas uma pequena parte desse ecossistema incrível, mas sua presença ressalta a incrível biodiversidade que o Pantanal abriga.

Ao explorarmos essas terras vastas e únicas, somos lembrados da importância de proteger e preservar esse santuário da vida.

Cada encontro com uma ave, cada vislumbre da beleza natural que nos rodeia, reforça nossa determinação em sermos guardiões responsáveis desse tesouro precioso.

Juntos, podemos garantir um futuro brilhante para as aves, o Pantanal e toda a sua biodiversidade.

Mas por aqui, com sorte, nós ainda os encontramos pelas trilhas na cidade mesmo.

Agora não esquece de deixar seu comentário, Mateiro!A gente se vê pelas trilhas.Combinado?!Tchaau!

Compartilhe

por

Publicado

em

,

Comentários

2 respostas para “Mutum, ave do Pantanal está no nosso quintal”

  1. Avatar de Lubianca Julião
    Lubianca Julião

    Moro na região do Aeroporto Santa Maria e essas belas aves me visitam todos os dias cedinho da manhã.

  2. Avatar de Lubianca Julião
    Lubianca Julião

    Moro na região do Aeroporto Santa Maria e essas belas aves me visitam todos os dias cedinho da manhã.

Deixe um comentário