Museus em Mato Grosso do Sul (Locais destinados à história) - Aquele Mato

Museus em Mato Grosso do Sul (Locais destinados à história)


Para quem procura por uma programação cultural, os Museus em Mato Grosso do Sul são opções de passeio que ajuda a conhecer a região.

Conforme o Guia Brasileiro de Museus, feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), só em Campo Grande existem 19 locais voltados à história. E nós listamos alguns deles que valem a sua visita.

Museus em Mato Grosso do Sul: Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho

Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho

Criado em meio do regime militar, foi erguido um memorial para ser a sede do governo do então Mato Grosso, em 1976.

O Edifício das Repartições Públicas Estaduais (Erpe) faz parte dos museus em Campo Grande e está localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa e foi tombado como patrimônio histórico de MS.

Assim, quem passa por ali logo vê que o prédio tem uma arquitetura moderna, que passou por adaptações e reformas, e hoje está disponível para a cultura.

Porém, ele existe desde 1976, instalado em meio ao regime militar.

Antes ele era sede do governo de Mato Grosso, onde os moradores podiam solicitar serviços sem precisar ir até Cuiabá e, com a divisão do Estado, se tornou sede do novo governo.

Atualmente, as dependências do local contam com área para exposições de arte, com espaço para eventos temporários, galeria de artes visuais, auditório, sala de inclusão digital, café cultural e muito mais.

Museus em Mato Grosso do Sul: Museu das Culturas Dom Bosco

Museu das Culturas Dom Bosco

Outro museu em Campo Grande, idealizado pela Inspetoria Salesiana de Mato Grosso do Sul, o Museu das Culturas Dom Bosco é também conhecido como Museu do Índio.

Inaugurado por padres salesianos em 27 de outubro de 1951, é mundialmente conhecido e visitado por quem busca entendimento científico por conta de seu considerável acervo.

Museus em Mato Grosso do Sul: Museu José Antônio Pereira

Museu José Antônio Pereira

Criado em homenagem ao fundador de Campo Grande, o Museu José Antônio Pereira é o registro da história da nossa Morena.

Esse museu está localizado na avenida Guaicurus, Jd. Monte Alegre, em Campo Grande, e mostra peças originais da propriedade, com destaque para o monjolo e o carro de boi.

Museus em Mato Grosso do Sul:

Museu de História do Pantanal

Resgatando a memória da região, o Museu de História do Pantanal contribui para o fortalecimento da cidadania e identidade de quem ali vive.

Localizado no Porto Geral de Corumbá, o museu foi criado pelo professor Carlos Etchevarne, com a ideia levar o visitante a uma viagem em que possa ver o Pantanal por diferentes olhares, com a mudança de paisagem e efeitos sonoros da natureza.

Além disso tudo, o local traz conteúdo sobre arqueologia, antropologia social e etnologia, cumprindo sua proposta de preservação e valorização cultural.

Museus em Mato Grosso do Sul: Museu Lídia Baís

Museu Lídia Baís

O Museu Lídia Baís é um dos cartões-postais da nossa Morena, com acervos de Jorapimo, Conceição dos Bugres e Abílio, Ilton Silva e de Lídia Baís, reconhecidos nomes da nossa arte.

Inclusive, já falamos aqui sobre a Morada dos Baís e da sua importância como espaço cultural em Campo Grande.

Museus em Mato Grosso do Sul: Memorial da Cultura Indígena

Memorial da Cultura Indígena

Localizado em Campo Grande, na Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza, única no País, o Memorial da Cultura Indígena foi construído com bambu tratado e foi coberto com palha de bacuri em uma área de 340 m quadrados.

O lugar leva esse nome em homenagem ao índio guarani kaiowá defensor dos direitos do seu povo, assassinado em 1983.

Dessa forma, o memorial é propício para resgatar a cultura indígena, com artesanatos e literatura específica, além do fascinante convívio com crianças e adultos que falam a língua nativa.

Em 2018, foi reinaugurado, após passar por revitalização, feita em parceria com o governo do Canadá.

Museu da Imagem e do Som

O MIS é o museu responsável pela guarda, manutenção, catalogação e recuperação das produções audiovisuais de MS e de MT.

Assim, ali são preservados os registros que compõem a nossa memória visual e sonora.

Em seu acervo, estão mais de 8 mil elementos, como fotografias, filmes, discos de vinil, cartazes, vídeos e outros objetos.

Museus em Mato Grosso do Sul: Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Fundado em 17 de dezembro de 1991 e localizado dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, o Marco possibilita o acesso à arte e aos bens culturais, com salas de exposições e mostras temporárias que fazem parte da sua programação.

Além disso, ele conta com uma biblioteca voltada para as artes plásticas, com material para pesquisa de estudantes, educadores, artistas e público em geral, um setor educativo, um auditório e oferecimento de atividades, como cursos.

Museu Subaquático de Bonito

Em primeiro lugar, este é o primeiro museu subaquático de água doce do mundo e fica em Mato Grosso do Sul.

Apesar de já existir museus subaquático em outros países, como Espanha e Austrália, a cidade de Bonito inova por ser a primeira a criar o museu submerso em água doce.

O museu está localizado no Balneário Nascente Azul, que já tinha disponível entre suas atividades o mergulho com cilindro, surgindo a ideia do museu.

Assim, é possível ver obra de artistas locais que buscam conscientizar sobre a importância do meio ambiente.

Por isso, as obras são feitas de materiais que não agridem a natureza e passam por processos químicos para ficarem protegidas também do cálcio e magnésio presentes na água local.

Atualmente, o museu conta com 12 estátuas que mostram como a interação entre nós e os animais pode ser benéfica.

Pronto para ter essa experiência única?

Por fim, museus, como o da Força Expedicionária Brasileira, do Telefone, da Erva Mate e o do Colégio Latino Americano, entre outros, também voltam ao passado e nos deixam vivenciar a cultura local de diversas formas. Só nos resta aproveitar!

Boas trilhas!

Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

Deixe um comentário