Pantanal, o bioma das águas que nem brasileiro conhece direito

Apesar de ser reconhecido como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Pantanal ainda é pouco conhecido dentro do nosso próprio país, segundo uma pesquisa Ibope/WWF-Brasil, em parceria com o HSBC.

Photo credit: – Adam Reeder – on Visual Hunt / CC BY-NC

Foram ouvidas pessoas em 26 estados e o resultado surpreende. Segundo os dados, os entrevistados já ouviram falar e até apontam soluções para a sua preservação, mas não souberam dizer em qual região do país está localizado o Pantanal, um dos biomas mais ricos do Brasil, confundindo-o
com a Amazônia.

Foto: Fabio Pellegrini – Original https://goo.gl/kx71Xi

  • 37% dos entrevistados descrevem o Pantanal como floresta fechada;
  • 93% dos entrevistados já ouviram falar da paisagem natural brasileira;
  • 92% dos entrevistados admitem nunca terem visitado o bioma;
  • dois em cada três brasileiros (66%) não sabem apontar em qual região do Brasil está localizado;
  • para 82% dos entrevistados, a união de esforços entre governos, empresas e sociedade é a forma mais adequada de conservar o Pantanal.
jacaré do pantanal

A pesquisa demonstra, ainda, alto índice de conhecimento sobre a existência do Pantanal, porém só metade da população sabe descrever a paisagem pantaneira.

Todos esses números mostram como o potencial pouco explorado do Pantanal resulta em um destino mais procurado por estrangeiros do que pelos próprios brasileiros.

Onça no Pantanal
Foto: Paula Baldassin – https://goo.gl/CAg3xH

Mesmo assim, o Pantanal ficou atrás apenas da Amazônia como bioma mais lembrado sobre paisagens naturais do Brasil, demonstrando que ele é lembrado, mas ainda não é totalmente amado.

Nós, que o amamos com toda a alma, queremos mudar isso e compartilhar suas exuberâncias, levando-o ao conhecimento do Brasil todo.

Você conhece o Pantanal?

Os dados desta pesquisa vão subsidiar as ações de um projeto que está sendo construído pelo WWF-Brasil, HSBC e parceiros na região das cabeceiras do Pantanal, visando proteger e recuperar as nascentes do Pantanal.

Serão avaliadas no mínimo 30 nascentes, envolvendo 25 municípios da região e com engajamento de 270 mil pessoas em campanhas de conscientização.

Pantanal Alagado
WWF-Brasil/Adriano Gambarini – https://goo.gl/nSVBrC

O Reino das Águas é nosso queridinho por aqui e, por isso, estamos empenhados em colaborar para levar mais informações sobre ele.

Quer saber mais? Envie-nos sugestões de pauta e pesquisas para divulgarmos nosso bioma pantaneiro.

Você pode usar nosso e-mail ou falar com a gente diretamente pelas redes sociais.

Compartilhe e comente para ajudar a divulgar as belezas do nosso Pantanal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *