Motivos para amar Belmar Fidalgo - Aquele Mato

Motivos para amar Belmar Fidalgo


O desportista Belmar Fidalgo foi um incentivador do esporte em Mato Grosso do Sul que morreu precocemente e foi homenageado com seu nome em uma das praças mais queridas de Campo Grande.
Queridas mesmo!

Praça Belmar Figaldo

Privilegiadamente localizada no Centro de Campo Grande, a praça Belmar Fidalgo recebe diariamente amantes da natureza e dos esportes, pessoas adeptas a um bom tereré e visitantes que buscam curtir um dia bonito na Capital.

Além da natural paisagem, dos sons e dos aromas que trazem bem-estar, a praça Belmar Fidalgo estimula a todos no envolvimento com as atividades esportivas.

Motivos para amar Belmar Fidalgo - Aquele Mato

No local existem arena para quadras de areia, campo de futebol suíço, duas quadras poliesportivas, área para ginástica, aparelhos para alongamento, pista para caminhada, playground para crianças, banheiros, duchas, lanchonete e MAIS: dois pokestops, modalidade que é sucesso entre os campo-grandenses.

Eventualmente, a praça ainda disponibiliza sua estrutura e espaço para eventos esportivos, culturais e sociais.

É na praça Belmar Fidalgo que ocorrem as partidas principais dos campeonatos amadores da cidade, assim como os torneios pelas categorias fraldinha, mini, pré-mirim e infantil.

Motivos para amar Belmar Fidalgo - Aquele Mato

Palco de encontros importantes do futebol, nomes da história do futebol nacional passaram pelo parque, como Biro-Biro, Eder e Dinei, entre outros, inclusive a presença ilustre de Pelé, em 1965, em um jogo do Comercial contra o Santos

Antigo estádio de futebol, Belmar Fidalgo ganhará Centro de Memória

Terreno doado por João Pestorine Júnior, em 1930, recebeu a instalação de um campo de futebol, conhecido na época como Campo de Marte, em razão de sua localização ser no fim da rua Marte, hoje Arthur Jorge.

Ao adquirir o espaço, a prefeitura o entregou à Liga Esportiva Campo-Grandense, em 1938.

Já com o nome de Estádio Belmar Fidalgo, o local tornou-se praça esportiva somente em 1987 – foi remodelada em 1994, com uma reforma.

Atualmente, existe um projeto para resgatar a história da praça e garantir a memória do esporte regional, por meio de um memorial esportivo que está com a construção em andamento.

Todos nós podemos enriquecer o conteúdo do acervo do memorial, com doações de jornais, camisetas, medalhas, fotos, troféus, bandeiras, de 1933 a 1987.

Tudo vem sendo catalogado com a colaboração da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Federação de Futebol de MS (FFMS).

A Funesp está recebendo as doações. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo (67) 3314-3520.

Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

Deixe um comentário