Turismo e natureza: o que é ecoturismo?

Segmento cada vez mais buscado por amantes da natureza, o ecoturismo caracteriza-se pelo contato com ambientes naturais, com a prática de atividades que proporcionem a vivência e o conhecimento da natureza e a proteção do meio ambiente.

o que é ecoturismo
O que é ecoturismo?

Usar nosso patrimônio natural e cultural de forma sustentável estimula sua conservação, portanto, o ecoturismo é o segmento turístico que une a natureza à busca de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

Necessidade de conservação ambiental alertou sobre técnicas sustentáveis

Nos anos 1970, a degradação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico e as questões sociais trouxeram a discussão sobre alternativas ambientais, buscando a sua conservação.

Nas décadas de 1980 e 1990, tivemos acelerada degradação e a volta do debate sobre o ecoturismo, por meio de pesquisas científicas.

Os estudos da época já apontaram o cunho emergencial da situação da biodiversidade, tendo como agressor o turismo e a vida nas metrópoles.

ecoturismo

Com o conceito de sustentabilidade em evidência, surgiu o desenvolvimento das necessidades daquela geração sem prejudicar os recursos naturais.

Atividades praticadas no ecoturismo

O ecoturismo e o seu comprometimento com a conservação e a educação ambiental trouxeram atividades turísticas baseadas no relacionamento sustentável com a natureza.

As atividades que o ecoturismo propõe integram o homem com o ambiente, por meio de práticas como observação de flora e fauna, mergulho, trilhas, rapel, trekking, voo livre, flutuação, safári, canoagem, boia cross, canyoning e espeleoturismo (visitas a cavernas), entre outros.

Ecoturismo

Onde praticar ecoturismo em MS

Na região do planalto central brasileiro e do Pantanal, encontramos polos de turismo ecológico, como a Chapada dos Veadeiros e o Parque das Emas, em Goiás; a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso; e, claro, em Mato Grosso do Sul, o Pantanal Sul e a Serra da Bodoquena são destinos para a prática do ecoturismo.

No Estado de Mato Grosso do Sul, o roteiro para a prática de ecoturismo tem destinos como Corumbá, Miranda e Bonito.

Entre todos os paraísos ecológicos, Bonito foi considerado o melhor destino de ecoturismo na 17ª edição do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo” de 2017, com passeios para todos os gostos e boa infraestrutura.

Sabendo desses nossos patrimônios, nos resta interagir com a natureza, respeitando a sua fragilidade e frisando que o nosso desenvolvimento mútuo é primordial.

Você tem algum destino preferido no Estado? Conte sua experiência com ecoturismo nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *