Curiosidades do Pantanal

Ter curiosidades do pantanal um dos destinos mais procurados para o ecoturismo e por amantes da natureza é comum.

Até porque o Pantanal desperta o fascínio até em quem nunca pisou na região.

É impossível ficar indiferente com a possibilidade de vivenciar a natureza ao máximo e avistar tamanha quantidade de animais em um só lugar.

Então, se você é um curioso sobre o reino das águas, acompanhe algumas singularidades do bioma Pantanal.

O que você precisa saber sobre o Pantanal

Listamos algumas curiosidades sobre o Pantanal, para quem não se cansa de desvendar os mistérios de um dos maiores biomas do planeta.

1. A área inundada do Pantanal chega a ser equivalente a de todo o estado de Santa Catarina e a de quatro países europeus: Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda. Na época da cheia, mais de 80% da extensão pantaneira é inundada.

2. Grande parte da água vem do rio Paraguai, que despeja por dia mais de 178 bilhões de litros de água na planície pantaneira.

3. A diversidade das águas é tanta que o Pantanal possui mais peixes do que todos os rios da Europa juntos.

4. A piranha é o peixe mais faminto do Pantanal. Os pantaneiros costumam ferir um boi para atraí-las e possibilitar que o resto do rebanho consiga atravessar as áreas alagadas em segurança.

5. O pantaneiro morcego-fantasma-grande é maior morcego das Américas, com 1 metro de envergadura e quase 250 gramas de peso.

6. Um dos maiores peixes de água doce dos rios sul-americanos, o jaú é o maior peixe do Pantanal, chegando a 1,5 metro de comprimento e pesando até 120 quilos.

7. Dar de cara com uma sucuri pantaneira é o tipo de encontro para aventureiro nenhum botar defeito, principalmente por seus até 7 metros de comprimento. O que muita gente não sabe é que a maior parte de sua alimentação é de peixes regionais.

8. A onça-pintada do Pantanal chega a pesar 150 quilos, alimentando-se de aproximadamente 85 espécies de animais que vivem na região pantaneira.

9. Antigas tradições indígenas dizem que a região pantaneira era um grande oceano e que os primeiros habitantes da região do Pantanal foram os povos indígenas Xaraés, que deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés.

Eles se concentravam nas nascentes do rio Paraguai e, segundo informações, eram possuidores de muito ouro e prata.

10. O relevo do Pantanal faz com que o rio Paraguai ande bem devagar. Uma canoa à deriva no rio demoraria cerca de seis meses para atravessar todo o Pantanal.

Nós não escondemos o encanto que temos pelo bioma Pantanal, e são tantas as curiosidades da região pantaneira que cada nova visita rende mais conhecimento sobre o local.

Compartilhe com a gente mais curiosidades sobre o Pantanal nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *