Passeio em Bonito o destino do ecoturismo

Belezas naturais de grutas, cavernas e águas cristalinas, encontramos no passeio em Bonito, Mato Grosso do Sul, que é o destino conhecido como a capital brasileira do ecoturismo.

E é roteiro indispensável para os amantes da natureza e do turismo ecológico.

Ecoturismo é a atividade que preserva a natureza de Bonito

Situada na região da Serra de Bodoquena, a cidade de Bonito está localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande e concentra mais de 40 atrativos naturais, que permitem aos visitantes conexão com a natureza local, por meio do ecoturismo.

A preservação da natureza em Bonito é levada a sério e os atrativos cumprem com critérios rígidos, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais ao receber turistas.

Photo credit: sapienssolutions on Visual hunt / CC BY

Para isso, os turistas que desejam realizar algum passeio em Bonito precisam obter o voucher digital, que é um sistema turístico que permite o controle de turistas na região.

O voucher é emitido apenas pelas agências de turismo credenciadas e nele estão especificados o horário do passeio, o número de vagas e o guia turístico. Ele é um documento fiscal municipal.

Essa organização turística garantiu a Bonito muitos prêmios, como O Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil e o World Responsible Tourism Awards, de Londres, recebendo o título de melhor destino de turismo responsável do mundo.

Tudo isso confirma como Bonito é considerado um excelente polo turístico ao redor do mundo.

Quando ir e o que fazer em Bonito

Com clima tropical, Bonito pode receber turistas durante o ano todo.

No período de chuvas, de dezembro a março, os rios estão mais cheios e a fauna e a flora estão mais vivas do que nunca.

Entre maio e setembro, época da seca, os rios ficam mais cristalinos.

Bonito proporciona diversas opções de atividades, como flutuação em águas cristalinas, trilhas em meio à paisagem verde, arvorismo, mergulho, rapel e cavalgadas.

Conhecer as grutas e mergulhar nas cachoeiras e rios de águas cristalinas são excelentes opções para contemplar as belezas da região.

Para os mais aventureiros, não faltam trilhas ou circuitos nas árvores, trechos dos rios para flutuação ou em botes, boias (boia cross), pranchas (stand up paddle surf) ou caiaques infláveis (duck).

Fazer rapel, passear a cavalo, de quadriciclo ou de bicicleta também são opções para os turistas mais radicais.

Alguns passeios em Bonito

As opções de passeios em Bonito são inúmeras. Neste post, separamos apenas cinco, para ficar com gostinho de quero mais!

Gruta do Lago Azul
Photo credit: Alain K. on Visual hunt / CC BY-NC-ND

– Gruta do Lago Azul

Provavelmente a principal atração de Bonito, a Gruta do Lago Azul possui uma escadaria com quase 300 degraus, que finalizam em um deck para contemplação.

Com mais de 80 metros de profundidade, o lago é de águas azuladas, cristalinas e parecem um autêntico aquário.

Flutuação Rio da Prata
Photo credit: sapienssolutions on VisualHunt / CC BY

– Flutuação no Rio da Prata

A flutuação do Rio da Prata é considerada a melhor de Bonito. E o passeio é realmente é bem completo.

Com caminhada pela mata ciliar, durante a trilha até o rio da Prata é possível contemplar diferentes árvores centenárias e espécies de mamíferos e aves.

Ao chegar ao rio, começam as preparações para a flutuação, momento privilegiado de conviver com dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas.

Gruta São Mateus
Foto: Gisele Rocha

– Gruta de São Mateus

Um passeio ainda recente em Bonito é a caminhada pela Gruta de São Mateus.

Além de todos os caminhos e formatos, o turista ainda explora nessa trilha o Museu Cultural Kadiwéu, onde conhece mais sobre a história da cidade.

– Passeio de Quadriciclo Trilha Boiadeira

Velocidade e natureza para quem gosta de estar em meio à mata, sem dispensar a adrenalina.

O passeio de quadriciclo na Trilha Boiadeira dura 1h, com diversos obstáculos, como pedreiras, lama e muito verde!

Photo credit: markhillary on Visual hunt / CC BY

– Boia cross no rio Formoso

O passeio de boia cross no rio Formoso tem início com uma trilha pela mata ciliar do rio Formoso até o ponto em que começa a descida pelo rio, que passa por 8 corredeiras.

Na ocasião, é possível observar alguns animais, a mata ciliar do rio, passar pelas corredeiras de forma individual e às vezes de forma grupal.

Todos os passeios em Bonito são conduzidos, obrigatoriamente, por guias locais, credenciados nas agências de turismo da região.

Desta forma, é necessário sempre realizar reservas com antecedência nas agências turísticas.

Para quem busca aventura em meio ao paraíso, Bonito é o cenário perfeito de águas cristalinas, cachoeiras, grutas, cavernas e atividades como flutuação, arvorismo e trilhas.

Nós, que guardamos lembranças maravilhosas, não vemos a hora de voltar a Bonito. E vocês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *