Um pouco sobre o turismo em Alcinópolis

Alcinópolis é um destino pouco conhecido no turismo nacional, mas que é um tesouro ecológico da natureza de Mato Grosso do Sul.

Turistas apaixonados pelo meio ambiente e que adoram uma aventura precisam conhecer esse destino turístico, que é para onde vamos agora!

Alcinópolis para quem busca turismo de aventura

A pequena Alcinópolis, localizada a 365 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, encanta os amantes do turismo de aventura e do ecoturismo, principalmente por ser um dos lugares mais intocados do País.

Esse mesmo motivo a deixa com falta de estrutura ideal para receber os turistas, mas também mantém conservadas as suas belezas.

Photo credit: rwoan on VisualHunt / CC BY-NC

Considerada a capital da arte rupestre em Mato Grosso do Sul, já conhecemos um pouco desse lado artístico e histórico incrível de Alcinópolis por aqui.

A cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem inúmeras atrações além das pinturas rupestres, assim como grutas, cânions, animais silvestres e paisagens exuberantes.

Então, deixemos de papo e vamos conhecer alguns dos lugares imperdíveis para o turismo de Alcinópolis!

Monumento Natural Serra do Bom Jardim

Com uma fauna rica, a Serra do Bom Jardim é um excelente local para o ecoturismo, como caminhadas, trilhas e cavalgadas. A 50 quilômetros de Alcinópolis, ocupa uma área de 5.600 hectares e é ideal para a observação de veados, tamanduás, aves e outras espécies.

Morro da Tigela

A 25 quilômetros da cidade, o Morro da Tigela é o cartão-postal da cidade, em que pode-se observar complexo de morros (como o Morro do Chapéu), que o fazem uma parada obrigatória para o turismo de Mato Grosso do Sul. É possível observar vários tipos de animais e aves do cerrado, por meio de um safári fotográfico.

Sítio Arqueológico Serra do Barro Branco

O Sítio Arqueológico Serra do Barro Branco está localizado a 9 km de Alcinópolis e tem como principal atração as nascentes e as cavernas que fazem sua paisagem natural se destacar. Por lá, ainda encontra-se raras aves.

Parque estadual das Nascentes do Rio Taquari

É no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari que se encontra uma das principais atrações de Alcinópolis, o Cânion do Engano, paisagem em que é possível desfrutar das cachoeiras, paredões e vales.

Photo credit: rwoan on VisualHunt / CC BY-NC

Com sua mata intocada em uma área de 26.800 hectares, o parque abriga ninhais de araras e grandes pássaros.

Sítio Arqueológico Gruta do Pitoco

Com arquitetura natural e paisagens subterrâneas secretas, a Gruta do Pitoco está localizada a 12 quilômetros de Alcinópolis e mostra sinais e gravuras dos antigos habitantes, que datam de até 11 mil anos.

Photo credit: rwoan on VisualHunt / CC BY-NC

A conservação dos variados tipos de vegetações garantiram à região o status de sítio preservado.

Mão de Deus

Um convite à escalada! Com morros de fácil acesso, a serra é possui paisagens naturais deslumbrantes, com visuais panorâmicos e observatório de aves raras.

Salto da Macaúba ou Bocaiúva

Uma queda com quase 25 metros de altura, com uma paisagem incrível e piscina natural são os atrativos do Salto da Macaúba, a 18 km de Alcinópolis.

Para os turistas mais aventureiros, caminhadas ecológicas e rapel são opção!

Salto do Bonito

Mirantes e observatórios fazem do local um palco pelo espetáculo natural que é o Salto do Bonito.

Além do turismo de aventura, com atividades como rapel, alpinismo e trilha, o Salto do Bonito possui 50 metros de queda d’água, diretamente na floresta.

O local ainda possui observatórios naturais de espécies raras.

Salto do Limeira

Além das pinturas rupestres, a 20 quilômetros de Alcinópolis, o Salto do Limeira possui as quedas d’água que integram as cavernas ao seu redor.
Pode anotar o Salto do Limeira como destino para o turismo de aventura também, com opções de escalada, trilha, rapel e alpinismo para os aventureiros.

Serra do Bom Sucesso

A Serra do Bom Sucesso é mais um local para o turismo de aventura, com um plus de contemplação de plantas raras.

Localizada dentro da fazenda da Matinha, a serra se encontra a 14 quilômetros de Alcinópolis.

Parque Natural Municipal Templo dos Pilares

A 40 km de Alcinópolis, o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares é sítio arqueológico que conta com inscrições rupestres e formações curiosas do teto e dos pilares das paredes.

Photo credit: rwoan on Visual Hunt / CC BY-NC

Considerado um dos mais importantes parques até nacionalmente, o Templo dos Pilares possui peculiaridades únicas, como fragmentos, vales, cânions e ninhais de araras.

Deu pra perceber que a cidade é peculiar e merece a sua visita, né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *