O segredo das águas cristalinas de Bonito - Aquele Mato

O segredo das águas cristalinas de Bonito


Bonito, localizado no coração do Brasil, é um destino que encanta a todos com suas águas cristalinas de tirar o fôlego. O que torna essas águas tão especiais?

Então, vamos descobrir o segredo por trás desse fenômeno natural único.

Afinal, poucos lugares despertam tanto encanto quanto as  águas cristalinas de Bonito, em Mato Grosso do Sul, e convidam para flutuação.

A transparência dos rios, com certeza, é um dos fatores que tornam os passeios em Bonito um belo espetáculo.

Essa magia é gerada pela alta concentração de calcário na água dos rios, tornando-a tão cristalina que é possível ver de pertinho as espécies de peixes da região, como piraputangas, curimbatás, dourados e pacus.

Essa grande concentração de calcário – ou “carbonato de cálcio” – faz com que a água fique sempre transparente, pois ele possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio.

Se um objeto fica na água por muitos anos, ele perde a forma original porque o calcário calcifica o seu redor e, com o passar do tempo, se transforma em uma rocha calcária.

águas cristalinas de bonito

Ao quebrarmos a rocha, que é bastante frágil, encontramos aquele objeto dentro dela.

O mesmo pode acontecer com os troncos de árvores e até mesmo galhos e folhas.

Além disso, o sólido calcificado fica com coloração de areia.

O Papel dos Aquíferos

O segredo das águas cristalinas de Bonito começa nos aquíferos subterrâneos.

A região de Bonito está situada em cima de uma vasta rede de aquíferos, que são camadas subterrâneas de rocha e areia que armazenam água da chuva e das nascentes.

Esses aquíferos agem como gigantescos filtros naturais, purificando a água à medida que ela percola lentamente através das camadas de rocha.

Conforme a National Geographic, o resultado é uma água incrivelmente limpa e cristalina.

Nascentes e Rios: a Jornada da Água

As águas cristalinas de Bonito são uma água purificada dos aquíferos emerge nas várias nascentes e rios da região.

Um exemplo notável é a Nascente Azul, onde a água brota do solo com uma clareza impressionante.

À medida que a água flui pelos rios, ela continua a ser filtrada pelas pedras e areia, eliminando impurezas e minerais. Isso contribui para a transparência única das águas de Bonito.

Biodiversidade Preservada pelas águas cristalinas de Bonito

A preservação do ecossistema local também desempenha um papel fundamental na manutenção da qualidade das águas cristalinas de Bonito.

Isso porque a conscientização ambiental e os esforços de conservação ajudam a proteger as florestas circundantes e as áreas de recarga dos aquíferos, garantindo que a água continue a ser pura e cristalina.

O Papel do Carbonato de Cálcio (Calcário)

O carbonato de cálcio é uma substância abundante na região de Bonito e é responsável por tornar as águas tão transparentes.

Essa substância tem a incrível propriedade de calcificar qualquer sólido presente na água.

Isso significa que qualquer partícula em suspensão, como sedimentos, se torna mais pesada e gradualmente se deposita no fundo do rio.

Resultados Surpreendentes

Imagine um objeto que permanece na água de Bonito por muitos anos.

Com o tempo, o calcário começa a calcificar seu entorno, transformando-o em uma rocha calcária.

É por isso que, ao quebrar uma dessas rochas, você pode encontrar objetos surpreendentes que foram gradualmente incorporados, perdendo sua forma original.

Um Museu Subaquático Natural

Essa incrível propriedade do calcário não se limita a objetos.

Isso porque troncos de árvores, galhos e folhas que caem na água também passam por esse processo de calcificação, criando um verdadeiro museu subaquático natural.

Você pode até mesmo encontrar vestígios de vida passada preservados nas rochas calcárias, testemunhos silenciosos do ciclo eterno da natureza.

De onde vem o calcário presente nas águas cristalinas

Mas há mais um segredo nas águas cristalinas de Bonito que torna essa região tão especial.

Essa magia é gerada pela alta concentração de calcário na água dos rios, tornando-a tão cristalina que é possível ver de pertinho as espécies de peixes da região, como piraputangas, curimbatás, dourados e pacus.

A grande quantidade de calcário presente nas águas dos rios acontece em razão de Bonito estar localizado na Serra da Bodoquena, composta há milhões de anos e formada por um imenso bloco de calcário.

Formas primitivas de vida habitavam um antigo mar que existia na região, e alguns desses seres eram algas que proporcionaram a formação de sedimentos calcários.

Com o tempo, esses sedimentos se depositaram no fundo do mar, secaram e deram origem às pedras cinzas que podem ser avistadas nas cavernas da região, cuja idade é de 650 milhões de anos.

Esse calcário modifica a paisagem de tempos em tempos.

A Magia de Mergulhar em Bonito

As águas cristalinas de Bonito oferecem inúmeras oportunidades para os visitantes explorarem esse tesouro natural.

A região é famosa por atividades como flutuação, mergulho, canoagem e observação de vida selvagem.

Flutuação em Bonito

A flutuação em Bonito é uma experiência única, onde você parece estar mergulhando em um aquário natural.

Isso porque as águas cristalinas de Bonito permitem que a visibilidade seja excepcional e, assim, você observa de perto a flora e fauna aquáticas da região.

Mergulho em Nascentes e Cavernas

Os mergulhadores das águas cristalinas de Bonito também encontrarão aventuras subaquáticas emocionantes nas nascentes e cavernas de Bonito.

Abismo Anhumas é um exemplo notável, onde você pode descer até 72 metros em um abismo subterrâneo.

Canoagem e Observação de Aves

Os rios de Bonito são ideais para canoagem e oferecem oportunidades incríveis para a observação de aves e vida selvagem nas margens.

Quando chove, por exemplo, a água ácida da chuva se infiltra pelo solo até o subsolo, que é praticamente todo composto de calcário.

Ao agir quimicamente no calcário, o ácido da água da chuva o desmancha aos poucos, criando buracos, dutos e conduto.

Com o calcário que se desmanchou com a acidez, surgem novas nascentes dos rios de águas cristalinas de Bonito.

Mas qualquer objeto, planta ou galho podem ser calcificados na água e se transformarem em uma parede de calcário, surgindo uma pequena queda d’água.

Da mesma forma, podem aparecer também novas quedas d’água e, por fim, cachoeiras.

Resumindo: em Bonito, as cachoeiras crescem, pois uma pequena cachoeira poderá ser uma cachoeira maior algum dia.

águas cristalinas de bonito
Photo credit: The Iglesia`s on VisualHunt / CC BY-NC-ND

Nesse processo, as rochas vão aumentando e, sob a queda d’água, fica um oco, que se transforma em uma média ou pequena cavidade ou gruta.

Com muitas grutas, cavernas, buracos e lagos internos, o município de Bonito é o paraíso para os estudantes dessas formações, que se deram ao longo de milhões de anos e ainda vão se transformando.

O calcário é o material básico para a fabricação do cimento e também usado para corrigir a acidez do solo das plantações.

Tudo isso é muito bom, mas o há o lado negativo do calcário nas águas cristalinas, podendo entupir as tubulações e canos hidráulicos, calcificar as resistências elétricas dos chuveiros, ressecar a pele e os cabelos e, se ingerida, pode soltar o intestino e também dar azia.

Com os cuidados lembrados, esse certamente é um dos fatores que tornam encantadora a experiência de conhecer Bonito e contribui muito para que a cidade faça juz ao seu nome.

Um Tesouro Natural a Ser Preservado

O segredo das águas cristalinas de Bonito reside em uma combinação de fatores geológicos, ambientais e de preservação.

É um tesouro natural que merece ser protegido e apreciado por gerações futuras.

Visitar Bonito é não apenas uma oportunidade de admirar essa beleza única, mas também de contribuir para a sua preservação, garantindo que as águas cristalinas permaneçam um legado duradouro.

Em Bonito, cada mergulho é uma jornada na história, na ciência e na beleza intocada da natureza. Venha descobrir o segredo você mesmo e maravilhe-se com as águas cristalinas que fazem de Bonito um dos destinos mais especiais do Brasil.

Compartilhe

por

Publicado

em

, ,

Comentários

2 respostas para “O segredo das águas cristalinas de Bonito”

  1. Avatar de Flávio Augusto de Magalhães
    Flávio Augusto de Magalhães

    Sugiro que seja feita uma matéria sobre turismo em Coxim, temos, 4 museus, subida com 431 degraus até a imagem do Cristo Redentor, balneário Amaralina, Parque temático do pantanal, vários restaurante, bons hotéis e muito mais………

  2. Avatar de Flávio Augusto de Magalhães
    Flávio Augusto de Magalhães

    Sugiro que seja feita uma matéria sobre turismo em Coxim, temos, 4 museus, subida com 431 degraus até a imagem do Cristo Redentor, balneário Amaralina, Parque temático do pantanal, vários restaurante, bons hotéis e muito mais………

Deixe um comentário