Parece impensável levantar a dúvida de que carro elétrico pode poluir mais que modelos a diesel, né?

Então, vamos entender essa análise, feita por quem manja dos paranauês, a Alemanha.

Alemanha é o terceiro maior mercado de carros elétricos

Um dos países industrializados mais sustentáveis do mundo, a Alemanha é o terceiro maior mercado de carros elétricos e investe milhões para melhorar a segurança no trânsito, nas ciclovias e na construção de novas vias, e até os turistas são incentivados a fazer os passeios de bike, visando a sustentabilidade.

O governo alemão ainda têm metas e programas de incentivo para ampliar a fabricação e venda de veículos elétricos e híbridos.

E também foi o país europeu que publicou recentemente um estudo, pela Universidade de Munique, afirmando que veículos elétricos emitem mais CO2 (que contribui para o aquecimento global) que modelos a diesel.

Segundo a pesquisa, produzir carros elétricos é mais prejudicial para o ambiente do que carros tradicionais, mas o impacto sobre os ecossistemas é compensado, por emitirem muito menos poluição do que os combustíveis.

Com o nome de “Veículos elétricos, ciclo de vida e perspectivas de economia circular”, o estudo observou o impacto dos carros elétricos nas alterações climáticas, na qualidade do ar, ruído e ecossistemas, comparando-o com os automóveis tradicionais.

Prós e contras do carro elétrico

Em busca dos prós e contras do carro elétrico para o meio ambiente, a análise comparou um elétrico Tesla Model 3 e um Mercedes Classe C, com motor 2.0 turbo diesel.

Os cálculos do estudo, no entanto, consideraram todo o ciclo de vida dos veículos e não apenas as emissões pelos próprios carros durante a rodagem, que obviamente é zero para o elétrico.


A conclusão foi de que o carro elétrico polui mais na fase de produção, principalmente por causa da necessidade de extração e processamento de cobre, níquel e outras matérias-primas fundamentais para as baterias.

Porém, em todo o ciclo de vida, um carro elétrico produz menos gases com efeito de estufa e poluentes do ar do que os movidos a gasolina ou diesel, conforme a pesquisa, que ainda salienta os benefícios em termos de poluição sonora.

Então, segundo os pesquisadores alemães, para a qualidade do ar local, naturalmente os veículos elétricos são melhores, porque não produzem emissões de escape, ainda que poluam de outras formas, como por meio dos pneus.

Sabemos que os meios de transportes são uma fonte significativa de poluição do ar e a principal motivo de ruído ambiental no mundo todo.

Por isso, aqui incentivamos o uso de meios de transportes sustentáveis.

Conhecendo a realidade brasileira, entendemos que nem sempre é fácil fazer essa escolha, com transporte coletivo deficitário e o perigo das ruas para ciclistas e pedestres.


Porém, pequenas mudanças na rotina podem ser um start para trocar o carro por uma caminhada ou pedal, como forma de mobilidade urbana.

E aí, vamos adotar a bicicleta como meio de transporte?

| Oriente-se

Nome:
Email:
Site:
Escreva seu comentário: