Como pode ser divertida uma banheira de hidromassagem cheia de areia?
O antigo engenheiro da NASA Mark Rober deixou pra lá os castelos de areia e a transformou em algo muito, mas muito mais divertido do que você já imaginou!
Mark trabalhou com conceitos de fluidização, que é o que faz com que coisas sólidas se comportem como se fossem líquidas.
Apesar de a ideia não ser uma novidade, não se encontra nenhuma informação sobre como fazer essa coisa por aí, então ele mesmo foi testar.
Para fazer sua ideia funcionar, o engenheiro adicionou ar ao fundo da banheira com areia, o que aumentou o espaço entre partículas individuais de areia, reduzindo a fricção interna e permitindo que as partículas se movimentassem com mais liberdade. Assim surgem as ondulações que se parecem com líquido. Ao interromper a entrada do ar, a areia deixa de ser líquida. Incrível, né?!
Até conseguir que a areia de tornasse “mergulhável”, foram 25 tentativas. No fim, ele registrou todo o processo dessa experiência, explicando toda a ciência de forma bem divertida e fácil. O resultado inclui uma banheira de hidromassagem como nunca vimos, mas onde todos nós gostaríamos de mergulhar.
Quer fazer essa experiência? Você só vai precisar de um recipiente cheio de areia bem fina e um fluxo constante de ar. Não se esqueça de comentar com a gente o resultado!
Deixe um comentário