Se a nossa região tem um sabor característico, ele pode ser encontrado nas frutas da Cerrado.

E, entre os pratos típicos de Mato Grosso do Sul, por que não acrescentar os sabores de sorvetes e picolés feitos com frutos do Cerrado, não é mesmo?

Apesar de não encontrarmos todos os frutos do Cerrado nos supermercados, fomos atrás dos sorvetes feitos com o sabor da terrinha.

Experimentamos alguns sorvetes de frutos do Cerrado e agora vamos dividir nossa experiência com vocês! Boooora!

Conheça os sabores do Cerrado

Guavira

Viciante e incomparável. Esses são os melhores adjetivos para o picolé de guavira, na nossa opinião. O sabor ácido da guavira se acentua no doce geladinho, que, assim como a fruta, é rico em vitamina C.

Buriti

O picolé ou sorvete de Buriti está no topo da lista dos mais procurados entres os sabores do Cerrado. A cor amarela e o aspecto cremoso chamam a atenção dos amantes da sobremesa gelada, que conquista ainda pelo sabor. O verdadeiro pedacinho da fruta possui um sabor adocicado.

Cagaita

O sabor levemente ácido, a textura macia e a abundância de suco da cagaita tornam o sorvete da fruta único. O doce é energético e possui um baixo teor calórico.


Gabiroba

Desde a casca, a gabiroba é toda comestível. E o sol do Cerrado contribui para acentuar seu sabor no sorvete. Bastante suculento, o sorvete de gabiroba, como a fruta, também tem propriedades antioxidantes.

Pequi

O pequi é aquele fruto que a gente adora no famoso arroz e frango, né? Podendo ser consumido cozido ou puro, no sorvete, o aroma continua notório e o sabor ainda é marcante. O gosto do sorvete de pequi é forte e inesquecível, reforçando a tradição da fruta na região.

Bocaiúva

O já conhecido sabor da bocaiúva revela o também docinho picolé da fruta. Quem gosta da fruta pode experimentar tranquilamente, pois é felicidade no palito, com seu sabor bastante peculiar.

Mangaba

O sorvete da suculenta mangaba possui um sabor muito diferente, bastante nutritivo e com teor de vitamina e sal mineral acima da maioria das demais frutas.


É importante lembrar que a matéria-prima dos picolés e sorvetes é geralmente adquirida de cooperativas de catadores de fruta/produtores, o que incentiva a economia da nossa região.

Existem ainda muitos outros sabores do Cerrado que precisamos provar, quem sabe, num próximo post.

Porém, fica uma ideia bem gostosa para resgatar a cultura dos nossos frutos, né?

|

Experimente

Nome:
Email:
Site:
Escreva seu comentário: