Categories
Oriente-se Sem classificação

Inovação inspirada pela natureza

Diversos empresários e cientistas se inspiram na natureza para desenvonver os seus projetos e lançar produtos supermodernos. Atualmente, essa já é uma prática comum e ganhou um nome, se tornando um ramo de estudo específico na ciência e sendo estudada nas universidades: a biomimética.

Conheça alguns produtos e tecnologias inusitados que foram criados inspirados na natureza.

GIRASSOL

Buscando energia limpa, alguns cientistas se inspiram nos girassóis para fazer com que a geração energética fique ainda mais eficiente e menos nociva ao meio ambiente. Um ótimo exemplo disso está em novas pesquisas realizadas no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Lá, cientistas estão criando novas formas de organizar as células de captação otimizando a obtenção de luz por meio de pequenos espelhos. Esse processo é chamado de CSP (Planta Solar Concentrada, em português) e consegue reduzir em 20% a necessidade de espaço para a geração energética.

LIBÉLULA

As asas largas e flexíveis da libélula foram o ponto de partida do ambicioso projeto do barco cujo teto solar tem a forma de asas que conseguem aproveitar as duas energias mais comuns da Terra: a do sol e a do vento. O sistema foi criado pela empresa australiana SolarSailor e utiliza painéis no topo da embarcação que conseguem capturar, com a ajuda de um software, o recurso natural que estiver mais abundante no momento. O fabricante garante economia de combustível de até 50%, dependendo da aplicação, e o projeto rendeu à empresa o prêmio Energy Globe Award de 2013, um conhecido prêmio de meio ambiente.

MARTIM-PESCADOR

Trens em alta velocidade causavam grandes dores de cabeça para seus usuários, com um som explosivo que assustava os passageiros. Mas um observador da estação de trem do Japão se atentou ao pássaro martim-pescador que se lança na água para conseguir comida e cria uma ondulação e foi a partir daí que o bico do trem foi redesenhado, para diminuir o ruído e gastar menos energia.

FLOR DE LOTUS / BORBOLETA-SEDA-AZUL

As pétalas da flor de lotus, assim como as asas da borboleta-seda-azul, estão sempre limpas sem que ela gaste tempo ou energia nesta faxina. O motivo é a combinação da sua superfície com propriedades das moléculas de água que impede a aderência da sujeira e torna a lavagem pela chuva mais rápida. A empresa europeia Sto se inspirou nelas e decidiu fazer uma tinta que copia o seu princípio autolimpante. O produto foi lançado na linha de tintas Lotusan e é atualmente usada para pintar prédios e quartos de hospitais, evitando o acúmulo de poeira, bactéria e fungos.

LAGARTIXA

As patinhas da lagatixa são cobertas de milhões cerdas que permitem que elas se fixem em superfícies lisas. Esse segredo levou à criação de adesivos capazes de sustentar pesos consideráveis em superfícies como vidros, por exemplo. Essa tecnologia permite a rápida retirada da fita sem deixar vestígios, sendo essa a maior inspiração do animal. Atuamente, já temos luvas usadas por alpinistas e astronautas que funcionam com base no mesmo princípio das patas das lagartixas.

CARAMUJO

Cascos de caramujo são muito resistentes, por isso, pesquisadores do Canadá estão estudando as estruturas para conseguir fazer com que vidros inspirados nesses cascos possam ser até 200 vezes mais fortes do que vidros comuns. O vidro é gravado com microfissuras, que depois são preenchidas com um polímero, e assim, em vez de quebrar com impactos, há apenas pequenas distorções que impedem rachaduras e problemas maiores.

BALEIA JUBARTE

Ver o tamanho de uma baleia jubarte e perceber que, mesmo tão pesada, consegue nadar de forma tão ágil e de encantar qualquer um. Boa parte dessa capacidade vem de uma estrutura chamada tubérculo, que fica em sua barbatana. Com isso em mente, pesquisadores decidiram aplicar essa estrutura a hélices de aerogeradores e conseguiram obter 20% a mais de energia. Em seguida, a mesma tecnologia foi usada na construção de aviões e helicópteros, aumentando a velocidade do voo.

ESCARAVELHO

Os escaravelhos do deserto do Namibe, na África, conseguem água do nada, por meio da sua couraça, que tem um sistema incrível para extrair água do ar. A partir desta inspiração, estudiosos criaram um material que obtém água da umidade do ar, enviando o líquido vital para regiões secas.

Existem muitas outras influências da natureza em nossa tecnologia. Você lembra de mais alguma? Compartilhe com a gente inspirações que podem gerar muitos frutos para a humanidade a longo prazo.