O descarte correto de lixo eletrônico passou a ser um dos principais desafios ambientais enfrentados pelas empresas de tecnologia.

Se a revolta causada por quem joga o lixo na rua já é grande, imagina quando vemos computadores, micro-ondas e máquinas de lavar pelo caminho…

Algumas marcas de eletrônicos até ficaram responsáveis por fazer o descarte do seu lixo corretamente, separando os componentes perigosos e garantindo a destinação adequada de cada um deles.

Tudo isso porque os eletrônicos encontrado em todos os equipamentos, como o computador, o celular, a câmera digital, possui resíduos químicos que não podem entrar em contato direto com o meio, pois causam grandes impactos no nosso ecossistema.

Por isso, a reciclagem do lixo eletrônico passa necessariamente por alguns processos que consistem em: coleta; triagem dos produtos; separação, desmontagem e, por fim, a obtenção da matéria-prima.

Isso seria o ideal! Pois, os aparelhos devem ser reciclados com cuidado e por pessoas especializadas.

Muitos países já apresentam um aumento nas evidências epidemiológicas e clínicas ligando o alerta vermelho a ameaça do lixo eletrônico.

Onde descartar o lixo eletrônico

Antes de falarmos sobre onde descartar o lixo eletrônico, é importante frisar que esses resíduos não podem ser misturados ao lixo comum ou ao reciclável.


Além de ser altamente tóxico para o meio ambiente, como já dito, o contato dos resíduos eletrônicos com material orgânico pode fazer com que esses aparelhos liberem substâncias que colocam em risco ainda a saúde dos trabalhadores do setor.

Descarte o Lixo eletrônico corretamente

Também vale dizer que destinar esses produtos para um ferro velho ou para empresas não credenciadas pode fazer com que seu lixo eletrônico acabe sendo desovado em pontos de descarte irregular pela cidade.

A crescente preocupação com o descarte do lixo eletrônico já fez surgir algumas associações e empresas especializadas em descarte e reciclagem.

Dando uma volta em alguns bairros de Campo Grande, atualmente, já podemos perceber alguns estabelecimentos, como supermercados, farmácias e conveniências, com placas avisando que são pontos de coletas de resíduos eletrônicos.

A prefeitura de Campo Grande já recebe resíduos e lixos eletrônicos nos ecopontos da cidade e pontualmente surgem ações que ajudam nessa missão.

Veja onde descartar o lixo eletrônico e reciclável em Campo Grande:

Ecoponto Noroeste – Endereço: Rua Piraputanga, esquina com Rua Guarulhos – Bairro Jardim Noroeste. Telefone: 0800 647 1005

Ecoponto Panamá – Endereço: Rua Sagarana, esquina com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues – Bairro Jardim Panamá. Telefone: 0800 647 1005.


Associação dos Recicladores de Lixo Eletrônico Recicle (Recic.LE) – Endereço: Rua Vera Cruz, 542 – Bairro Parque Rita Vieira. Telefone: (67) 99896-2888.

Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) – Endereço: Avenida Fábio Zahran, 520 – Centro. Telefone: (67) 3314-3257.

Como a gente não se cansa de falar: consciência ecológica faz bem!

Compartilhe com quem precisa desse toque!

|

Oriente-se

Nome:
Email:
Site:
Escreva seu comentário: