Glitter: brilhar no Carnaval pode ameaçar os oceanos?


O Carnaval chegou! E a explosão de bloquinhos em Campo Grande despertou o folião que estava adormecido em cada um de nós, não é mesmo?
Porém, uma polêmica ambiental envolvendo glitter, que é bastante usado nessa época, tomou conta da internet! E, realmente, esses pequenos artifícios podem poluir os rios e ameaçar as vidas marinhas.

Glitter: brilhar no Carnaval pode ameaçar os oceanos? - Aquele Mato

Repensar hábitos para prevenir impacto no ambiente

Temos tentado colocar no nosso cotidiano bons costumes para vivermos em harmonia com a natureza – inclusive para termos um longo e saudável futuro na Terra. Mas então como o glitter, sendo sinônimo de festa e alegria, pode ser prejudicial nessa empreitada?
Bom, para começar, esses pedaços tão pequeninos são feitos de plástico e folhas de alumínio, entre outros materiais tóxicos, que não se decompõem e, por conta de seu tamanho, é praticamente impossível recolhê-los.
Então, quando você se fantasia, dança, sua e depois vai tomar banho, as partículas que ficam coladas no seu corpo escorrem ralo abaixo, juntando-se a milhões de outras toneladas de plástico que acabam nos rios e mares.
Essa água poluída contribui para a morte de diversos animais que vivem nesse ambiente, além de prejudicar a fotossíntese de algas e ameaçar aves marinhas.
Todo esse estrago impacta também a nossa vida e de comunidades ribeirinhas, que dependem da pesca para sobreviver. E mais um detalhe bem importante: nossa saúde também acaba comprometida de os animais ingerem plástico e depois chegarem à mesa como alimento, pois a ingestão dessas partículas plásticas pode nos causar doenças.

Criatividade para não desfalcar a fantasia no Carnaval

Já existem hoje soluções alternativas, naturais e até caseiras para substituir o brilho tão esperado no Carnaval.
Nós podemos substituir o glitter pelo pó de decoração confeiteiro, por exemplo, que é fácil comprar, não é tóxico e ainda por cima é comestível! hmmmmm
Também dá para fabricar sua própria purpurina com sal de cozinha ou até colocá-la na roupa ou adereços que vai usar.
Paetês e lantejoulas também são excelentes substitutos e grudam na pele apenas com a ajuda de um gloss labial. Aliás, maquiagens iluminadas são outra opção bastante colorida para cair na folia sem prejudicar o meio ambiente.

Agora que você está pronto para arrasar no Carnaval sem destruir a natureza e ficar com a consciência pesada, compartilhe a ideia com seus amigos carnavalescos!
Afinal, tudo o que fazemos causa impacto e, se não nos atinge imediatamente, em algum momento irá!

Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

Deixe um comentário