Categorias
Oriente-se

O que fazer ao encontrar animais peçonhentos

O calor e a intensificação de chuvas dos últimos dias trazem condições propícias para a reprodução de animais peçonhentos. Já se percebe que o número de escorpiões, cobras e ratazanas é maior nesta época

O calor e a intensificação de chuvas dos últimos dias trazem condições propícias para a reprodução de animais peçonhentos. Já se percebe que o número de escorpiões, cobras e ratazanas é maior nesta época e é quando acontecem mais casos de picadas que causam danos e lesões nas pessoas.
Por isso, atenção para as dicas do que fazer ao se deparar com um desses animais peçonhentos na sua casa.

1. Escorpiões

A primeira reação que temos é querer se livrar desses aracnídios matando-os. Mas o conselho dos especialistas é para que as pessoas matem o animal apenas se houver picada e de forma menos danosa possível para que seja possível identificar a espécie e o seu veneno. Caso contrário, o procedimento padrão é mantê-lo vivo, colocando um pote sobre ele, um pedaço de papel por baixo e prendendo o animal dentro dele. Depois, leve-o a um local afastado e despeje-o com vida.

2. Cobras

Primeiramente, resista ao impulso de atacar a cobra com uma vassoura. Embora não seja reconfortante vê-la em sua casa, procure não matá-la, pois ela controla as populações de pestes em sua região.  O ideal é deixá-la sem visibilidade e “prendê-la” colocando algo sobre o animal. Um cobertor pesado pode ser uma ótima solução. Depois procure ajuda para retirá-la. Acionar os bombeiros é a melhor forma de fazer o resgate do animal.

3. Roedores

Quando falamos de ratazanas, seu controle deve começar no ambiente e terminar nos invasores propriamente dito. O primeiro passo é identificar qual tipo de espécie invadiu a casa para depois saber de onde eles estão vindo. Mas para capturá-la, você pode experimentar armadilhas com manteiga de amendoim ou queijo prendendo-a e depois a deixando em alguma mata distante.

Por segurança e até mesmo facilitar a descoberta desses intrusos, um gato pode te ajudar! A menos que seja o Garfield, claro!

No entanto, os especialistas concordam que, para um controle efetivo dos animais peçonhentos, é importante contar com o trabalho de empresas coordenadas por profissionais especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *