Para evitar desperdício de alimentos: consumo consciente - Aquele Mato

Para evitar desperdício de alimentos: consumo consciente


Para evitarmos o desperdício de alimentos, principalmente em tempos de crise, é preciso ter consciência na hora de consumir.

Por isso, separamos algumas dicas para uma alimentação consciente e livre de desperdício.

Como evitar desperdício de alimentos

Primeiramente, ao ir ao mercado, faça uma lista de compras. Não tem necessidade de comprar mais do que precisa, pois produtos vão acabar passando da validade e sendo jogados fora.

Acima de tudo, se tiver um produto natural, evite comprar os que vêm em embalagens padronizadas.

Nesse sentido, se comprar a granel, você vai ter apenas a quantidade que você precisa e, fora isso, ainda evita embalagens descartáveis, essa atitude reduz o desperdício.

Atente-se para a data de validade dos produtos, para evitar alimentos que certamente não serão consumidos antes do vencimento e acabarão no lixo.

Alimentos perecíveis devem ser comprados aos poucos, à medida que forem necessários, escapando do desperdício de comida e de dinheiro, né?

Para evitar desperdício de alimentos: consumo consciente - Aquele Mato

Reaproveite as sobras do almoço. Além de economizar, ao mesmo tempo, dá pra fazer outros pratos com os restos e até inventar novas receitas.

Aproveite todas as partes dos alimentos. Não precisa jogar cascas, sementes e bagaços fora quando existem muitas receitas que aproveitam essas partes e são excelentes fontes de vitaminas, minerais e nutrientes.

Alimentos orgânicos também são ótimas formas de consumo que vêm em quantidades individuais.

Usar sacolas retornáveis é uma ótima opção para levar somente o que formos comprar.

Cozinhe e congele. Separe um dia para preparar comida para a semana toda, depois guarde no freezer e é só reaquecer quando for consumir.

Esse processo é bem mais econômico do que cozinhar tudo de novo, consumindo toda a água, energia, gás e alimentos novamente. Além de ainda poupar tempo para os próximos dias.

É isso! Bora abandonar o pensamento egoísta de estocar e não ter empatia com quem não pode fazer o mesmo.

Não estoque produtos em casa. Em outras palavras, você colabora com quem não tem condições de fazer grandes compras e, claro, não desperdiça alimentos, que acabam estragando.


APOIE AQUELE MATO

Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho PicPay ou pelo Apoia-se.

Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.

Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

Deixe um comentário