Categories
Oriente-se

Para evitar desperdício de alimentos: consumo consciente

Já que estamos o tempo todo em casa. Consciência na hora de ir às compras para evitar o desperdício de alimentos. Não estoque produtos em casa.

Para evitarmos o desperdício de alimentos, principalmente em tempos de crise, é preciso ter consciência na hora de consumir.

Por isso, separamos algumas dicas para uma alimentação consciente e livre de desperdício.

Como evitar desperdício de alimentos

Ao ir ao mercado, faça uma lista de compras. Não tem necessidade de comprar mais do que precisa, pois produtos vão acabar passando da validade e sendo jogados fora.

Evite comprar produtos que vêm em embalagens padronizadas. Se comprar a granel, você vai ter apenas a quantidade que você precisa. Além de evitar embalagens descartáveis, essa atitude reduz o desperdício.

Atente-se para a data de validade dos produtos, para evitar alimentos que certamente não serão consumidos antes do vencimento e acabarão no lixo.

Alimentos perecíveis devem ser comprados aos poucos, à medida que forem necessários, escapando do desperdício de comida e de dinheiro, né?

Reaproveite as sobras do almoço. Com criatividade, dá pra fazer outros pratos com os restos e até inventar novas receitas.


Aproveite todas as partes dos alimentos. Não precisa jogar cascas, sementes e bagaços fora quando existem muitas receitas que aproveitam essas partes e são excelentes fontes de vitaminas, minerais e nutrientes.

Alimentos orgânicos também são ótimas formas de consumo que vêm em quantidades individuais.

Usar sacolas retornáveis é uma ótima opção para levar somente o que formos comprar.

Cozinhe e congele. Separe um dia para preparar comida para a semana toda, depois guarde no freezer e é só reaquecer quando for consumir.

Esse processo é bem mais econômico do que cozinhar tudo de novo, consumindo toda a água, energia, gás e alimentos novamente. Além de ainda poupar tempo para os próximos dias.

É isso! Bora abandonar o pensamento egoísta de estocar e não ter empatia com quem não pode fazer o mesmo.


Não estoque produtos em casa. Assim, você colabora com quem não tem condições de fazer grandes compras e, claro, não desperdiça alimentos, que acabam estragando.

————

APOIE AQUELE MATO

Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho pelo Apoia-se.

Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.

|

Oriente-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *