Categorias
Destinos

Descubra o paraíso chamado Petar!

São Paulo não é polo apenas para quem busca agito, não! No sul do estado, com aproximadamente 36 mil hectares, está localizado o Parque Estadual do Alto Ribeira, ou Petar para os íntimos.

Esse paraíso abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil. Lá, a gente encontra dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos… logo ali, escondido entre vales e montanhas.

Considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, o Petar hoje é reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como um patrimônio da humanidade.

Pra quem gosta de aventura e adrenalina

Petar é o lugar! Com a natureza 100% preservada, no parque existem diversos tipos de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e uma das espécies mais importantes da Mata Atlântica, o Palmito Juçara – Euterpe edulis. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.

Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de SP), o parque se tornou um dos locais mais perfeitos para a prática de esportes de aventura com espeleo, rapel, boia cross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza.
Mas o que torna essa experiência muito, mas muito especial, são as cavernas.

 

A segunda maior concentração de cavernas do mundo!

Dividido em 4 núcleos de visitação (Santana, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Caboclos), opções não faltam para todos os gostos e preparos físicos… Cavernas “molhadas” e “secas”, salões gigantes, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de pronfundidade, “quebra-corpos” e escaladas. Ao todo já são mais de 350 cavernas catalogadas! Para não degradar o frágil ambiente, poucas ainda são abertas para visitação, mas mesmo assim demora para quem quer conhecer tudo. Atualmente, somente 12 cavernas estão abertas pra visitação e a grande maioria dos passeios do parque pode ser feita apenas com monitores locais credenciados.

Regras, valores e normas sobre os passeios no parque podem ser encontrados no site www.petaronline.com.br

Disposto a encarar esse desafio? O visual incrível neste mundo encantado está garantido!

Gostou? Compartilhe =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *