Plantas dentro de casa - Integração da natureza no interior da casa - Aquele Mato

Plantas dentro de casa – Integração da natureza no interior da casa


Além de deixar o ambiente mais aconchegante, plantas dentro de casa trazem a natureza pra perto e fazem bem para a mente e o corpo.

A integração da natureza no interior da casa está cada vez mais entre os desejos de todo mundo que tem uma vida urbana, mas busca por um ambiente natural.

Isso porque ter a natureza mais perto com plantas dentro de casa proporciona ambientes aconchegantes e vivos ao mesmo tempo.

Não sabe como levar a natureza para dentro de casa? 

Bom, veja algumas dicas para aproximar as pessoas da natureza, com plantas dentro de casa.

Benefícios de ter plantas dentro de casa

Já é sabido que faz bem ter contato com a natureza. 

Por isso, nada mais espontâneo que trazer a natureza com plantas dentro de casa, né?

Dessa maneira, nós podemos usufruir de um pouco das vantagens do cultivo de cada espécie que escolhemos para nosso convívio.

Ainda mais que a própria cor verde já é uma forma de estimular a criatividade dos moradores, ao mesmo tempo em que cria ambientes relaxantes.

Agora, imagina o poder da cor viva!

Seja por meio de jardins, hortas ou vasos, as infinitas possibilidades ajudam a deixar o ambiente melhor, proporcionando um local convidativo para todos.

Além desse bem-estar social, plantas dentro de casa umidificam e purificam o ar, podendo reduzir crises alérgicas, principalmente respiratórias.

Inclusive, a natureza por perto ajuda a diminuir os distúrbios de déficit de atenção, ajudando na concentração, na produtividade, na imaginação e até no apetite.

Assim sendo uma ótima sugestão para casas com crianças.

Nesse contexto, ter plantas dentro de casa ainda diminui a ansiedade, ao desacelerar os batimentos cardíacos, reduzindo o estresse e despertando a calma.

Depois de tudo isso, o próprio cuidado com as plantas traz benefícios, podendo se descobrir como uma atividade terapêutica importante na contribuição da saúde mental e até de problemas psicológicos.

Juntamente com todos esses benefícios, plantas ainda são alimento de muitos animais e, ao cultivá-las, você pode atrair aves e borboletas, por exemplo.

Com certeza, mais um motivo que alegra os dias e o humor.

Plantas dentro de casa - Integração da natureza no interior da casa - Aquele Mato

Plantas de interior: como escolher e cuidar delas

Agora que você sabe dos benefícios de ter a natureza tão perto, bora descobrir como escolher e cuidar das plantas dentro de casa.

Pra começar,você sempre pode encontrar um jeito de integrar as plantas no ambiente.

Seja qual for o tamanho e espaço disponíveis, as opções de plantas de interior são inúmeras, você só precisa levar em conta algumas questões.

Inicialmente, o primeiro detalhe a se atentar é em relação à água, luz e nutrientes.

Pois é o mínimo que você vai precisar oferecer a ela. Ou não.

Da mesma forma que algumas espécies precisam de mais água que outras, algumas preferem não ficar expostas à luz. 

Por isso, é importante posicioná-las no local conforme a necessidade de umidade e luminosidade.

Com isso em mente, você também precisa se atentar aos seus horários e tempo que vai conseguir se dedicar à sua planta, ofertando água e nutrientes conforme a necessidade e o seu tempo.

Então, tem que buscar conhecer a sua plantinha e adaptar sua rotina aos cuidados dela.

Por exemplo, as plantas que são indicadas como de sol pleno são indicadas a ficarem perto de uma janela em que o sol bata por, pelo menos, 7 horas.

Por outro lado, existem as plantas de meia-sombra, que ficam bem ao estarem até cerca de 1 metro de distância da janela.

Por sua vez, as plantas de sombra não precisam de sol e ficam bem apenas com luz indireta.

Nesse sentido, é comum ter dúvidas sobre o ambiente perfeito para cada tipo de planta.

Frequentemente vemos a busca pela adição de um toque a mais na decoração do banheiro e alguns nomes se destacam entre as espécies mais usadas.

Tais como a jiboia, a samambaia, o lírio-da-paz e a bromélia, que adoram ambientes úmidos e têm boa capacidade para filtrar o ar.

Ou seja, elas são perfeitas para facilitar o trabalho de cuidá-las.

Todo mundo que deseja ter plantas dentro de casa já deve ter ouvido falar que ter plantas no quarto faz mal, não é mesmo?

Apesar de existir esse mito de não poder inserir plantas nos quartos, não é verdade que elas “roubam” o oxigênio das pessoas.

Aliás, elas ajudam a purificar e renovar a energia do ambiente, porque algumas ajudam a liberar mofo presente no ar.

Dessa forma, alguns exemplos de plantas de meia-sombra ou sombra que combinam com o quarto são a pilea, espada-de-são-jorge, begônia, hera e ficus elastica.

Nesse contexto, a cozinha também é um ambiente em que vale investir em plantas.

Mas a sugestão é de plantas menores, com flores coloridas e até aromáticas, como ervas utilizadas no preparo de receitas.

Plantas dentro de casa - Integração da natureza no interior da casa - Aquele Mato

Dessa maneira, você pode integrar à cozinha o alecrim, a flor-da-fortuna, a violeta e a hortelã para alegrar e renovar a cozinha.

Outras sugestões para inserir o verde nos demais ambientes, como sala e escritório, são samambaia americana, ficus lyrata, costela-de-adão e maranta tricolor.

Aqui, as referências têm mais flores e folhagens e ganham bastante destaque no seu ambiente.

Projetos de decoração com elementos naturais

Além das plantas de interior, você pode levar a natureza para dentro de casa por meio de materiais naturais. 

Assim, outros elementos naturais contribuem para o bem-estar dos moradores e, claro, para a diminuição da poluição.

Pra começar, a madeira é uma matéria-prima presente em diversos projetos de decoração, principalmente, pela durabilidade, mas também pela sensação de acolhimento que ela proporciona.

Dessa forma, esse material pode ser usado no teto, nos revestimentos e nos móveis da casa.

Outro elemento que ajuda a criar ambientes acolhedores e ao mesmo tempo arejados é o vidro. 

Isso porque janelas e portas amplas proporcionam luz natural, que é uma qualidade buscada por muitos moradores que desejam aproveitar a luz do dia e conseguem realçar a proposta de decoração do ambiente.

Ao mesmo tempo, pedras e troncos são elementos naturais que inspiram o design tanto como peças decorativas quanto móveis e estruturas arquitetônicas.

Aliás, na busca de um ambiente de bem-estar e aconchego, a aposta em peças que contêm fibra natural na estrutura é certa.

Isso porque essas fibras e tecidos como algodão e linho complementam todo o ambiente e podem ser ótimas opções para cestos trançados, cadeiras, mantas e cortinas.

Viu só como é possível fazer a integração da natureza no interior da casa de forma simples, natural e que traz inúmeros benefícios?!

Lembre-se que a natureza cura!

Então, comece a incorporar a natureza em casa e viva melhor!

Compartilhe

por

Publicado

em

, ,

Comentários

Deixe um comentário