Abandono: praça das Águas é nossa - Aquele Mato

Abandono: praça das Águas é nossa


Em uma volta pela Afonso Pena, nos deparamos com o desenvolvimento de Campo Grande, mas percebemos também o abandono da praça das Águas, nos altos da avenida, que parece sempre vazia.

A praça das Águas está localizada ao longo da margem esquerda do córrego Prosa, na intersecção das avenidas Afonso Pena com Arquiteto Rubens Gil de Camillo, e das ruas Jeribá e Ceará, em frente ao Shopping Campo Grande.

Praças das Águas em Campo Grande/MS

Criada na época da administração do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), ele prometeu, em 2007, construir um auditório e mirante e além de instalar bancos e estandes com temática ambiental.

Em 2018, não vemos nada disso. O local, no entanto, é uma área de proteção e preservação ambiental chamada Parque Ecológico Águas do Prosa.

São 6 ha em frente ao Shopping Campo Grande, nos fundos de três conjuntos de torres de apartamento na Afonso Pena, uma beleza escondida pela urbanização.

Problemas na praça das Águas a deixaram abandonada

O descuido trouxe problemas para a praça das Águas, que no passado vivia pichada e frequentada por usuários de drogas, distanciando-a da promessa de ponto turístico com belezas naturais.

Praças das Águas em Campo Grande/MS

Conforme a placa comemorativa, datada de dezembro de 2012, houve a inauguração de trilhas, pista de caminhada, ciclovias e locais para contemplação da cachoeira.

E nem esses atrativos têm atraído a população.

Outra questão era o acúmulo e a força das águas pluviais, que provocavam enchentes em decorrência de dois córregos existentes na região, o Sóter e o Prosa. Este último, formado por mais três nascentes.

Em 2017, o shopping Campo Grande começou uma obra de barragem, com capacidade para reter mais de 22 milhões de litros de água.

O objetivo era reduzir a vazão do Córrego Prosa e evitar os transbordamentos aos longo das avenidas Ricardo Brandão e Fernando Corrêa da Costa, no período de chuva.

Praças das Águas em Campo Grande/MS

A obra integra o plano diretor de drenagem para controle de enchentes na Bacia do Prosa da Prefeitura de Campo Grande e aumentou em 22% a capacidade de retenção na Bacia do Prosa.

Atualmente, quem anda pela praça das Águas pode contemplar a natureza genuinamente – mesmo sem todas as promessas políticas – e participar de pequenos eventos, como feiras de artistas plásticos e artesanatos, que acontecem por lá sazonalmente.

A praça das Águas está usual e nos resta frequentá-la, preservando-a a fim de termos, cada vez mais, pontos turísticos e riquezas naturais para na nossa Cidade Morena.

Afinal, entre as opções do que fazer em Campo Grande, queremos poder marcar um tereré com os amigos na praça das Águas, né?

Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

2 respostas para “Abandono: praça das Águas é nossa”

  1. Avatar de M.

    Obrigada pelo artigo sobre a Praça das Águas. Não a conhecia por esse nome e essas informações sobre ela.

  2. Avatar de M.

    Obrigada pelo artigo sobre a Praça das Águas. Não a conhecia por esse nome e essas informações sobre ela.

Deixe um comentário