fbpx

Dificilmente um sul-mato-grossense não surpreendeu alguém de fora do estado ao convidá-lo para comer uma sopa paraguaia. A pessoa, que obviamente espera por um caldo, arregala os olhos ao se deparar com o bolo de milho mais consumido em Mato Grosso do Sul. Mas você sabe por que, afinal, essa iguaria leva esse nome?

A origem é parte das tradições do povo paraguaio

Quando falamos de sopa paraguaia, três versões são contadas sobre a origem do seu nome.

Primeiramente, o que se diz é que para os paraguaios, o termo “sopa” significa torta, e o que nós, brasileiros, chamamos de “sopa”, eles denominam “ensopado”.

Outra história é de que originalmente era mesmo uma sopa no seu formato caldo como conhecemos, mas era difícil para os soldados paraguaios transportar o líquido durante a Guerra do Paraguai, e então, aos poucos, foram sendo usados ingredientes para torná-la mais sólida até chegar à consistência que conhecemos hoje.

Origem da Sopa Paraguaia

Alguns historiadores da culinária local contam ainda mais uma versão. Segundo eles, Don Carlos Antonio López, presidente do Paraguai entre 1841 e 1862, gostava muito do Tykuetï ou “sopa branca”.


Um dia, sua cozinheira errou a mão e adicionou na receita mais farinha de milho, cozinhando o prato dentro do Tatakuá, um forno feito com barro e tijolos. Assim, o Tykuetï deixou de ser líquido para ser sólido.

Quando o presidente o experimentou, achou muito saboroso e passou a chamá-lo de “Sopa paraguaia”. O que seria apenas um motivo de graça se um de nós errássemos em casa se tornou uma nova invenção no cardápio do político e país afora. Ainda bem!

Variações da receita de sopa paraguaia

Independentemente da sua origem, atualmente, a sopa paraguaia faz parte da nossa cultura e conquista a todos que a experimentam. Além de ser uma delícia da terra, é um ótimo prato para apresentarmos a quem não a conhece e ver a reação dos forasteiros.


A receita original da sopa paraguaia é incrível, mas sempre podemos dar o nosso toque pessoal, né?  Você tem alguma receita especial de como fazer sopa paraguaia? Divide com a gente nos comentários.

Vamos deixar uma receita de sopa paraguaia para você experimentar

|

Experimente

Nome:
Email:
Site:
Escreva seu comentário:
Rita
Delícia. Adoro essas informações