Sustentabilidade ao utilizar recursos naturais


Nós vemos diariamente os impactos que causamos no meio ambiente. A inexistência de um planejamento ambiental deixa a sustentabilidade bem longe do  nosso bioma. Mas um pouquinho da nossa própria educação pode ajudar a preservar esses recursos naturais.

“Plantar duas árvores a cada uma que for derrubada” não é suficiente

Apesar de sua beleza exuberante, a natureza vem sendo impactada pela ação humana. Por isso, as ações de preservação precisam vir de todos os lados! Para entender os principais pontos para um desenvolvimento sustentável, temos que compreender quais são os recursos naturais que utilizamos para a nossa existência.

Sustentabilidade ao utilizar recursos naturais - Aquele Mato

Ar, água, solo, vegetação, minérios, petróleo e assim por diante.. todos esses elementos precisam da nossa atenção e cuidado, pois não são renováveis ou duráveis por muito tempo.  Por isso, medidas para minimizar os impactos da exploração da natureza precisam ser tomadas.

Necessidades básicas difíceis de considerar em uma vida repleta de excessos consumistas, não é?

Mas a redução do consumo também é um ponto importante. Segundo alguns estudos, a humanidade consome de 25% a 30% a mais de recursos naturais do que a Terra pode sustentar. Quer dizer… se continuarmos assim, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender às nossas utilidades de alimentos, energia e água.

Sustentabilidade ao utilizar recursos naturais - Aquele Mato

O caso da tatuagem de Pepsi em lagosta

A última notícia que deixou ambientalistas preocupados com nosso planeta foi a de que uma lagosta foi encontrada nas águas da ilha de Grand Manan, em New Brunswick, no Canadá, com uma “tatuagem” da Pepsi. Inicialmente confundida com uma lata de refrigerante, ela foi achada com a logomarca da empresa em sua garra. As teorias sobre como isso aconteceu não param, mas o fato é que o problema do despejo de lixo nos mares (ruas, florestas, rios…) é antigo e, até agora, nenhuma solução foi encontrada.

Sustentabilidade ao utilizar recursos naturais - Aquele Mato

Infelizmente, não precisamos ir até o Canadá para vermos cenas como esta da lagosta, cada vez mais evidentes por aqui, ali no vizinho e dentro de nossas casas.

Reflita agora sobre seus valores e utilize todas essas maravilhas naturais de forma que as tenhamos no futuro. Avaliar os princípios que guiam nossas escolhas e hábitos de consumo vai ajudar na preservação deste paraíso.

Aqui falamos mais sobre como a gente pode ajudar a conservar nosso verde com atitudes simples.

A consciência precisa ser imediata! Pois as consequências para o planeta a gente vê diariamente.

Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

Deixe um comentário