Um giro na sua região - Bandeira e Anhanduizinho - Aquele Mato

Um giro na sua região – Bandeira e Anhanduizinho


Em mais um giro por Campo Grande, rodeamos pela região do Bandeira e do Anhanduizinho, com certeza onde se encontram alguns dos bairros mais populosos da cidade morena.

Um giro na sua região - Bandeira e Anhanduizinho - Aquele Mato

Bandeira tem como limite as regiões do Prosa, Centro e Anhanduizinho

A região do Bandeira é formada por 11 grandes bairros que abrigam seus quase 114 mil habitantes, conforme a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).

Os bairros que compõem a região do Bandeira são Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes, São Lourenço, Vilasboas, TV Morena, Jardim Paulista, Dr. Albuquerque, Carlota, Rita Vieira, Universitário, Moreninha.Eles ainda são divididos em diversos parcelamentos, cada vez maiores.

Com esse crescimento, muita coisa mudou no cenário da região, que antes parecia tão distante.
Agora, casas espaçosas e de arquitetura antiga se misturam aos novos condomínios do local enquanto as grandes vias conectam toda a região com o Centro, o Anhanduizinho e o Prosa.

Um giro na sua região - Bandeira e Anhanduizinho - Aquele Mato

Região dos córregos Bandeira e Prosa, a mulherada comanda por lá, com população feminina em 58.265, ou seja 51,51% – maior diferença entre os gêneros na Capital, conforme dados da Planurb.

Por lá, percebemos locais tradicionais, como o Rádio Clube Campo, que viu o crescimento desta área, em seus mais de 90 anos de existência, assim como mudanças no seu desenvolvimento – a mais recente é a obra que vai implementar semáforos na “rotatória do refri”.

Obra que visa desafogar o acesso ao bairro Moreninhas, um dos que mais se desenvolvem na Capital e que viveu fase de violência, mas hoje segue em paz o ritmo de crescimento. Com cara de cidade interiorana, o bairro proporciona tudo o que os moradores necessitam, sem que precisem sair dali.

Anhanduizinho é a região mais populosa de Campo Grande

Com uma população que gira em torno de 185 mil habitantes, a região do Anhanduizinho conta com 14 bairros: Aero Rancho, Centro-Oeste, Parati, Alves Pereira, América, Centenário, Guanandi, Jacy, Jockey Club, Lageado, Los Angeles, Pioneiros, Piratininga e Taquarussu.

A partir de cada bairro surgem diversos loteamentos, que desenvolvem as características da região.

Entre as referências de desenvolvimento da região estão o bairro Parati, que se tornou o corredor gastronômico, na rua da Divisão; a ciclovia na avenida dos Cafezais, no Centro-Oeste, que é a espinha dorsal do bairro; e o Aero Rancho, atual bairro mais populoso de Campo Grande – com quase 40 mil pessoas residentes – e que, se fosse uma cidade, seria a 5ª maior do Estado em população.

O Aero Rancho conta com 11 parcelamentos que formam o bairro:

  • Núcle Habitacional Aero Rancho
  • Núcleo Habitacional Aero Rancho V
  • Núcleo Habitacional Aero Rancho II, III, IV
  • Aero Rancho Q 05-A
  • Jardim das Hortênsias I, II e III
  • Guanandi I e II
  • Granja São Luís 2ª Secção

O Anhanduizinho faz limite com a região do Bandeira, do Centro e do Lagoa. E o encontro das águas do córrego Segredo com o Prosa fez nascer o rio Anhanduí, responsável pelo crescimento da região.

Algum morador por aí? Divide com a gente as curiosidades da sua região!

https://aquelemato.org/2018/08/um-giro-na-sua-regiao-prosa.html
Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

Deixe um comentário