Esta região é a que faz limite com o Pantanal de Poconé.Tipicamente com vegetação de cerrado e campos.
Pantanal de
Cáceres
Localiza-se entre os rios Paraguai e Cuiabá.Assim, sua vegetação possui grandes charcos, campos, savanas e florestas.
Pantanal de
Poconé
O Pantanal do Paraguai está entre a Serra do Amolar e o Maciço do Urucum.Por lá, são vistos elementos da flora amazônica, como a vitória-régia e o cambará.
Pantanal do
Paraguai
Entre os rios Cuiabá e Itiquira, aqui predominam as savanas (cerrado e cerradão) sobre campos limpos e sujos. com área de 18 503 km², tem como vizinha a Chapada dos Guimarães.
Pantanal de
Barão de Melgaço
Com toda a certeza, uma das regiões que têm as cheias mais intensas.Assim, o Pantanal do Paiaguás está localizado entre os rios São Lourenço, Taquari e Itiquira.
Pantanal do
Paiaguás
Uma das maiores áreas pantaneiras.O Pantanal da Nhecolândia está situado dentro do município de Corumbá, com uma parte em Rio Verde de Mato Grosso.
Pantanal da
Nhecolândia
Esse pantanal faz limite com o Pantanal da Nhecolândia, a cidade de Aquidauana, a Serra de Aquidauana e os pantanais de Abobral e Miranda.
Pantanal de
Aquidauana
O Pantanal de Miranda se encontra nos limites do Pantanal de Abobral, da cidade de Porto Murtinho, do Pantanal de Aquidauana, da Serra de Bodoquena e do Pantanal de Nabileque.
Pantanal de
Miranda
O Pantanal de Nabileque está localizado entre a Serra da Bodoquena e o rio Paraguai, incluindo a bacia do rio Nabileque e pode ser considerado uma extensão do cacho paraguaio-boliviano.
Pantanal de
Nabileque
Essa área retrata o extremo meridional do Pantanal sul-mato-grossense, o Pantanal de Porto Murtinho é tido como o que apresenta a maior área devastada em razão da pecuária.
Pantanal de
Porto Murtinho
O Pantanal de Abobral é um dos mais baixos e, por isso, o primeiro a encher com a chegada das chuvas, em outubro.Assim, por lá são encontrados bosques avulsos e campos, dominados capim-mimoso