Conheça o complexo do

PANTANAL

Mesmo sendo a maior planície alagável do mundo, já descobrimos que nem todo brasileiro conhece o complexo do Pantanal e suas microrregiões

Seta
Localizador off-white

Esta região é a que faz limite com o Pantanal de Poconé. Tipicamente com vegetação de cerrado e campos.

Pantanal de

Cáceres

Localiza-se entre os rios Paraguai e Cuiabá. Assim, sua vegetação possui grandes charcos, campos, savanas e florestas.

Pantanal de

Poconé

O Pantanal do Paraguai está entre a Serra do Amolar e o Maciço do Urucum. Por lá, são vistos elementos da flora amazônica, como a vitória-régia e o cambará.

Pantanal do

Paraguai

Entre os rios Cuiabá e Itiquira, aqui predominam as savanas (cerrado e cerradão) sobre campos limpos e sujos. com área de 18 503 km², tem como vizinha a Chapada dos Guimarães.

Pantanal de

Barão de Melgaço

Com toda a certeza, uma das regiões que têm as cheias mais intensas. Assim, o Pantanal do Paiaguás está localizado entre os rios São Lourenço, Taquari e Itiquira.

Pantanal do

Paiaguás

Uma das maiores áreas pantaneiras. O Pantanal da Nhecolândia está situado dentro do município de Corumbá, com uma parte em Rio Verde de Mato Grosso.

Pantanal da

Nhecolândia

Esse pantanal faz limite com o Pantanal da Nhecolândia, a cidade de  Aquidauana, a Serra de Aquidauana e os pantanais de Abobral e Miranda.

Pantanal de

Aquidauana

O Pantanal de Miranda se encontra nos limites do Pantanal de Abobral, da  cidade de Porto Murtinho, do Pantanal de Aquidauana, da Serra de  Bodoquena e do Pantanal de Nabileque.

Pantanal de

Miranda

O Pantanal de Nabileque está localizado entre a Serra da Bodoquena e o rio Paraguai, incluindo a bacia do rio Nabileque e pode ser considerado uma extensão do cacho paraguaio-boliviano.

Pantanal de

Nabileque

Essa área retrata o extremo meridional do Pantanal sul-mato-grossense, o Pantanal de Porto Murtinho é tido como o que apresenta a maior área devastada em razão da pecuária.

Pantanal de

Porto Murtinho

O Pantanal de Abobral é um dos mais baixos e, por isso, o primeiro a encher com a chegada das chuvas, em outubro. Assim, por lá são encontrados bosques avulsos e campos, dominados capim-mimoso

Pantanal de

Abobral