A diversidade de peixes do Pantanal é tanta que por lá existem mais peixes que em todos os rios da Europa juntos.

PEIXES DO PANTANAL

Nome popular:

BAGRE

Ele chega a pesar dois quilos e não ultrapassa 30 cm, possui nadadeiras dorsais e é desprovido de espinhos de sustentação. Seus ferrões podem provocar ferimentos sérios, motivo pelo qual não se pode pegá-lo com as mãos desprotegidas. Seu regime alimentar é ictiófago.

Nome popular:

BARBADO

É um peixe de couro liso de coloração cinza-claro. O peso médio dos peixes comumente pescados no Pantanal gira em torno da faixa dos 3 a 5 kg, podendo chegar a pesar até 12 quilos.

Nome popular:

CACHARA

O Cachara é um peixe muito parecido com o pintado. Então, a característica de mais fácil diagnose é o padrão zebrado de listras e as barbatanas e rabo ligeiramente avermelhados. Ele é de couro e atinge mais de 1,20 m de comprimento.

Nome popular:

Curimbatá

Eles são peixes que podem atingir no máximo 8 kg e pouco menos de 1 metro de comprimento. Sendo a média dos peixes capturados em torno de 1 a 3 kg.

Nome popular:

DOURADO

É um dos maiores peixes de escamas de água doce. Assim, ele chega a atingir 1,60 m e pesar 20 quilos. A boca grande é provida de dentes afiados.

Nome popular:

JAÚ

Um dos maiores peixes de água doce dos rios sul-americanos, perdendo apenas para o pirarucu e o piratinga. Assim, é um peixe de couro, que atinge até dois metros de comprimento.

Nome popular:

JURUPOCA

É um peixe de couro, semelhante ao bagre. Porém, é um pouco maior, alcançando mais de 50 cm e chegando a pesar até oito quilos.

Nome popular:

PACÚ

Há várias espécies desses peixes no Pantanal. Esta apresenta o formato de um disco ovalado, com aproximadamente 50 cm de comprimento e chega a pesar 8 quilos.

Nome popular:

PACÚ-PEVA

Ele é um peixe da família do pacú, diferenciado deste por ser menor. Suas escamas são brancas-amareladas e andam quase sempre em cardume. Assim, ele é um herbívoro que não passa de 30 cm e pesa no máximo 500 gramas.

Nome popular:

PIAU/PIAVUÇU

Ele é um peixe de escamas coloridas e não muito grande. Assim, ele pesa, no máximo, quatro quilos e mede 60 cm de comprimento.

Nome popular:

PINTADO

É um peixe considerado nobre no Pantanal. Pois sua carne tem poucos espinhos e é muito saborosa. Chega a atingir 1,5 m e a pesar mais de 40 quilos. É um peixe de couro, com listras pretas transversais e pintas por todo o corpo.

Nome popular:

PIRANHA

É o peixe mais voraz do Pantanal. Assim, ela apresenta o corpo curto e achatado lateralmente, escamas bem pequenas, dorso arqueado e cabeça fortemente protegida por placas ósseas, onde se prendem músculos muito potentes.

Nome popular:

PIRAPUTANGA

Peixe de tamanho médio, podendo atingir mais de 50 cm de comprimento. Dificilmente ultrapassa 3 kg. As regiões dorsal e lateral apresentam coloração prateada e a ventral amarelo-esbranquiçada.

Nome popular:

TRAÍRA

A Traíra tem o corpo cilíndrico, ligeiramente comprimido lateralmente e a cabeça um pouco achatada, com a mandíbula inferior saliente. A coloração geral do corpo é pardo-escura, mais clara no ventre.