5 típicos frutos do Cerrado que agradam paladares
Atualmente existem mais de 15 mil espécies de plantas típicas do cerrado. Nem todas produzem frutos consumíveis por nós, mas em compensação os outros frutos do cerrado são muito bem aproveitados. Nutritivos e fáceis de encontrar por aqui, os frutos da nossa região agradam a diversos paladares.
Por isso, hoje vamos aos deliciosos frutos do cerrado!
Jatobá
Com sabor e aroma bem característico, o jatobá é mais consumido em forma de farinha, como em bolos e pães, pois não é tão fácil de agradar apesar de ser nutricionalmente bastante relevante, contendo vitaminas, cálcio, proteína e potássio.
É um alimento estratégico para as comunidades indígenas do Xingu.
Pequi
Pode ser consumido cozido ou puro, por aqui, ele é uma boa pedida com o famoso arroz e frango. Com sua coloração amarelo intensa, ele também é usado na fabricação de óleo e licor.
Buriti
De possível uso em diversas preparações, o buriti tem alto valor nutritivo e concentração de vitamina A. Sua casca castanha-avermelhada esconde dentro a polpa amarela e sua amêndoa comestível.
Guapeva
Um pouco mais difícil de ser encontrada, mas como estamos na sua época é possível ter sorte na busca da guapeva. A fruta amarela com polpa esbranquiçada é bastante usada em bebidas doces e geleias. Seu consumo também é recomendado para o combate de doenças crônico-degenerativas, como câncer e diabetes.
Guavira
Eleita a fruta que simboliza Mato Grosso do Sul, a guavira tem um sabor e aroma que conquistam grande parte dos conterrâneos do estado. In natura, em suco, sorvetes, drinques, doces ou licor, a fruta é muito utilizada no combate à gripe, pois possui grande quantidade de vitamina C e atividade antioxidante. Mesmo sua casca pode ser usada no tratamento de diarreias, cãibras e doenças do sistema urinário. Ela merece o título, né?!
E para você, quais frutos estariam no seu top 5?
Descubra mais sobre Aquele Mato
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.