Publicidade
Antes de mais nada, o frango d’água azul conta com uma paleta azul que contrasta com as pernas amarelas e o bico vermelho, com a ponta amarela. Assim, fica fácil para todo Mateiro identificar esta ave do Brasil. Mas vamos saber mais sobre esta ave aquática que habita ambientes alagados e repletos de vegetação, como o nosso Pantanal.

Onde vive o frango d’água azul

Para começar, bora entender o que significa o nome científico do frango d’água azul. Pois ele já explica muita coisa pra gente. Então, do grego porphurion, porphyrio significa “galinha do pântano” e, do latim, cmartinicus é referente à ilha de Martinica, no Caribe. Ou seja, ele é uma galinha do pântano de Martinica ou galinha do pântano da América. Dessa forma, a espécie tem ocorrência em uma ampla área, da Argentina até a América do Norte, incluindo o Brasil. Sendo uma ave migratória, ela praticamente some do sul do país durante o inverno. Como uma das aves aquáticas mais comuns, ela tem longas patas, com dedos compridos, que permitem sua caminhada na superfície dos corpos d’água cobertos por vegetação sem afundar. Assim, o Pantanal também é casa do frango d’água azul. Porém, mesmo com o costume de andar sobre a vegetação pantanosa, ela nada pouco e evita estar em águas mais abertas. Por outro lado, é uma ave que voa muito bem, com as pernas esticadas para trás. Às vezes, ela descansa em navios em alto mar, estando a mais de cem quilômetros da costa. Frequentemente, ela também pousa em arbustos ou galhos, próximos à água. Mas, de boba, ela não tem nada. Quando se sente ameaçada, a ave nada e mergulha para escapar do possível perigo.

Expectativa de vida, características e reprodução

Medindo cerca de 35 centímetros de comprimento, o frango d’água azul tem uma envergadura de 50 a 55 centímetros. O peso dele fica entre 203 e 305 gramas, para os machos, e 142 e 291 gramas, para as fêmeas. Como vive em terrenos pantanosos, é ali mesmo que faz o ninho. Dessa maneira, ele constrói o ninho à base de gramíneas ou em pés de arroz, logo acima da água. Assim, a fêmea coloca de 4 a 5 ovos, que são rosados e pontilhados de marrom e roxo. Depois, os filhotes acompanham os pais e já aprendem a mergulhar para fugir dos perigos. Diferentemente dos adultos, eles têm as partes inferiores brancas, com as pernas e bicos amarelos, e as partes superiores castanhas. Para finalizar, a expectativa de vida do frango d’água azul é de 12 a 15 anos. Porém, ele é uma presa fácil. Inclusive, em algumas regiões, é comum que seus ovos sejam consumidos, o que compromete as gerações futuras. Infelizmente, quando elas trocam de pena e fica difícil seu voo, é mais comum ainda a sua caça. Além disso, ela ainda passa pelo risco de morrer por causa dos pesticidas usados nos arrozais que frequenta. Pois é onde se alimenta. Esta ave ainda costuma comer folhas, sementes e flores. Ocasionalmente, ela ingere ainda, cobras, insetos, ovos e outras aves pequenas. Por último, a vocalização dele é aguda. Assim como a do frango d’água comum. Agora que você já conhece mais sobre esta ave, lembra de já ter encontrado uma por aí? Fala pra gente nos comentários. A gente se vê nas trilhas!

Deixe um comentário