Categories
Mato Grosso do Sul

Banho frio no inverno: as águas dos rios de MS são geladas?

Durante os meses mais frios do ano, nem passa pela nossa cabeça um banho frio nos rios de MS! Nós pensamos apenas em ficar debaixo das cobertas com as séries e filmes ou em fugir do frio para destinos mais quentes para aproveitar as férias de julho.

Nesta época, o Norte e Nordeste são os lugares para viajar preferidos da maioria dos brasileiros. São poucos os que se aventuram em uma trilha ou cachoeira com temperaturas baixas. Até porque, para brincar de mergulho, só se tiver aquecedor de piscina, não é mesmo?

Então, prepara a toalha de banho, porque dá pra enfrentar um banho frio pelos rios, sim!

Tomar banho gelado faz bem!

Por aqui, não temos as águas quentes de Caldas Novas, mas é possível aproveitar o ecoturismo e os atrativos de MS mesmo durante o frio.

rios de MS
By Moisés Aguiar 1989 – Own work, CC BY-SA 4.0, Link

No inverno de Mato Grosso do Sul, a vegetação fica mais seca em consequência da falta de chuva, mas, por outro lado, as águas dos rios ficam mais claras, aumentando a visibilidade da vida aquática, tornando-se um bom período para mergulho e flutuação.

As águas se tornam tão cristalinas que se perde a noção de profundidade.
O ideal é preparar-se para esses tipos de passeios usando roupas de neoprene, porque elas geram calor e flutuabilidade.

As nascentes dos rios geralmente são mais quentes, apresentando temperatura de até 24 graus, em águas como do rio Sucuri e do rio da Prata.

Outros rios, como o Formoso e o Formosinho, apresentam temperaturas bem mais baixas, entre 15 e 18 graus.

As águas dentro de caverna também são um “tapa na cara” para acordar!

Podemos encontrar um exemplo no Abismo Anhumas, em que a água tem temperatura do lençol freático, girando em torno de 13 graus, com sensação térmica de 10 graus, pois são lugares sem incidência do sol.

Bom, mesmo com esses números baixos de temperatura, este é um período em que a sensação é de que a água está até mais quente, mas é só porque a temperatura fora da água está mais gelada. Bugou aí?

O mais curioso é que não importa muito a estação do ano, a temperatura das águas por aqui não varia muito. Então, fica a seu critério: refrescar-se no “calorão” ou arriscar-se em uma aventura diferente para se gabar com os amigos sobre a sua coragem de mergulhar em águas congelantes no inverno!

Um adendo importante para o bolso: em razão da baixa temperatura, as cidades turísticas com cachoeiras, como Bonito, acabam se tornando viagens baratas pelo Brasil

Atenção: Tomar banho gelado realmente faz bem, mas o cuidado nessa época é bastante importante para evitar doenças.

Cachoeiras congelam com frio

Por mais tropical que seja o nosso país, quando a onda de frio invade, ela vem tão forte que, às vezes, até conseguimos aposentar por um tempo o tereré.

Ao falar de cachoeiras e rios de Mato Grosso do Sul, sabemos que ainda não enfrentamos termômetros que congelassem as nossas águas. Mas ainda temos viagens pelo Brasil, com lugares frios lindos para aproveitar esse teminho para ver a mágica das cachoeiras congeladas.

Regiões da serra gaúcha e da serra catarinense, mais ao sul do Brasil, tiveram essa experiência! Olha que lindo e que frioooo!

Mesmo que você prefira o cobertor nessa época, não dá para negar que a paisagem fica linda, né?