Publicidade
Mateiro que é mateiro precisa conhecer esse príncipe negro que é o periquito-de-cabeça-preta (Aratinga nenday), típico de regiões de chaco. Distribuído pelos pantanais do rio Paraguai, sudeste da Bolívia, Mato Grosso do Sul até Buenos Aires, na Argentina, o periquito-de-cabeça-preta também é conhecido como príncipe negro.

Características do periquito-de-cabeça-preta

O periquito-de-cabeça-preta é uma ave psittaciforme, da família Psittacidae. Assim sendo, ele possui o corpo verde e a cabeça preta, com peito azulado e calções vermelhos. Não apenas isso, medindo cerca de 30 cm, sua cauda é longa e afilada e tem o anel orbital na cor cinza. Nesse sentido, suas demais características também o fazem muito fácil de distinguir. Afinal, não é toda ave que vemos com capuz preto, cobrindo a face e a coroa, seguido por uma borda avermelhada ou marrom. Ele ainda apresenta o bico preto, as coxas avermelhadas e uma faixa azul no tórax.
Periquito-de-cabeça-preta
By Rodrigo LobatoOwn work, CC BY-SA 4.0, Link
O nome científico do periquito-de-cabeça-preta (Aratinga nenday) veio do tupi-guarani: ará = sufixo utilizado para identificar ave, pássaro; e tinga= branco; e nanday, ñandáy, nandáia = barulhento, falador. Ou seja: Pássaro barulhento ou ave faladora. E não é à toa. O periquito-de-cabeça-preta tem uma vocalização alta e forte, como a jandaia-coroinha. Alimenta-se de coquinhos de palmeiras, sementes, frutos e flores. Costuma descer ao chão para procurar alimentos. Apesar de apreciarem de tudo um pouco, o periquito-de-cabeça-preta prefere mangas amadurecendo. Assim, eles vivem em bandos, inclusive durante o período reprodutivo, que acontece em novembro. Inclusive, essa é uma época em que os príncipes-negros inspecionam o potencial oco das árvores antes da postura dos ovos. Normalmente são postos 4 ovos a cada ninhada.

Sem perigo de extinção

Apesar da sua comercialização até os anos 1990 e da destruição de seu habitat ter afetado suas populações, atualmente, o periquito-de-cabeça-preta não é considerado como sendo ameaçado. Pra finalizar, ouça um pouco do canto dessa incrível espécie.

APOIE AQUELE MATO

Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho PicPay ou pelo Apoia-se. Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.