A Festa Junina em Jateí
Lucas Moura / Condiz Comunicação
|

A maior fogueira de festa junina do Brasil

Primeiramente, que orgulho, pois a maior fogueira do Brasil fica em Mato Grosso do Sul.

A fogueira de Jateí, a 248 km de Campo Grande, tem aproximadamente 60 metros de altura – SESSENTA METROOOOS!

Definitivamente uma empolgação pra quem ama festa junina

Para produzir a fogueira são usados cerca de 500 troncos de eucalipto de reflorestamento e sua queima acontece na Festa da Fogueira, realizada em homenagem ao padroeiro da cidade, São Pedro.

Chamada de Festa da Fogueira de Jateí – MS, o evento teve início em 1977,.

O início foi uma brincadeira do professor Manoel Sanches Gabriel e seus alunos, que primeiramente construíram uma pequena fogueira.

Uma vez que essa fogueira atingiu a altura de 6 metros, ela tornou-se parte de um mais importantes eventos da região sul do Estado.

Com a finalidade de ser celebrado como como uma festa junina, o evento conta com uma estrutura incrível, com total segurança e comodidade, e os visitantes têm acesso à praça de alimentação, com barracas de comidas típicas e tradicionais, e parque de diversão e desafio de montain bike.

A Festa Junina de Jateí chamada a Festa da Fogueira
Lucas Moura / Condiz Comunicação

A programação da Festa da Fogueira inclui ainda shows com artistas regionais e nacionais e um show pirotécnico, com 5 toneladas de fogos de artifício e duração de 30 minutos.

Certamente, o céu de Jateí brilha como nenhum outro nessa época e, nos 3 dias de festa, a cidade recebe em torno de 50 mil pessoas para contemplar esse espetáculo.

Com isso em mente, lembramos que passou da hora de investir nessa divulgação e fomentar o turismo na região, né?

Significado da fogueira na festa junina

Com origem pagã e europeia, os povos celebravam tal época dando boas-vindas ao clima mais ameno, favorável para colheita, dançando em volta de uma fogueira.

Além de aquecer as noites frias durante as festividades, a fogueira também simboliza a proteção contra os maus espíritos que atrapalhavam a boa colheita.

Conforme a tradição, a fogueira quadrada é a de Santo Antônio; a redonda é de São João, e a triangular é a de São Pedro.

Nesse sentido, os fogos são usados para espantar maus espíritos.

E, de acordo com a lenda, eles servem ainda para acordar São João, que dorme em seu aniversário para não ver as fogueiras que são acendidas em sua homenagem.

Seja como for, o evento adquiriu particularidades bem brasileiras, somando-se à época da fartura do milho – ingrediente principal no cardápio da festa.

Que bom, não é mesmo?

E aí, já foi à Festa da Fogueira e conheceu a maior fogueira do Brasil? Conta pra gente nos comentários e compartilhe essa curiosidade sobre nosso MS.

Compartilhe

Descubra mais sobre Aquele Mato

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário