Mesmo que a gente fale tanto sobre o bioma Pantanal e o turismo, parece que a região ainda é pouco conhecida, segundo uma pesquisa Ibope/WWF-Brasil, em parceria com o HSBC.
Apesar de ser reconhecido como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a pesquisa apontou que boa parte das pessoas confunde o Pantanal com a Amazônia e não sabem em qual região ele está localizado.


Conforme a pesquisa:
- 37% dos entrevistados descrevem o Pantanal como floresta fechada;
- 93% dos entrevistados já ouviram falar da paisagem natural brasileira;
- 92% dos entrevistados admitem nunca terem visitado o bioma;
- dois em cada três brasileiros (66%) não sabem apontar em qual região do Brasil está localizado;
- para 82% dos entrevistados, a união de esforços entre governos, empresas e sociedade é a forma mais adequada de conservar o Pantanal.


A pesquisa demonstra ainda alto índice de conhecimento sobre a existência do Pantanal.
Porém, só metade da população sabe descrever a paisagem pantaneira.
Todos esses números mostram como o potencial pouco explorado da região resulta em um destino mais procurado por estrangeiros do que pelos próprios brasileiros.


Mesmo assim, o Pantanal ficou atrás apenas da Amazônia como bioma mais lembrado sobre paisagens naturais do Brasil.
Isso mostra que ele é lembrado, mas ainda não é totalmente amado.
Nós, que o amamos com toda a alma, queremos mudar isso e compartilhar suas exuberâncias, levando-o ao conhecimento do Brasil todo.
Você conhece o Pantanal?
Os dados desta pesquisa vão subsidiar as ações de um projeto que está sendo construído pelo WWF-Brasil, HSBC e parceiros na região das cabeceiras do Pantanal, visando proteger e recuperar as nascentes do Pantanal.
Serão avaliadas no mínimo 30 nascentes, envolvendo 25 municípios da região e com engajamento de 270 mil pessoas em campanhas de conscientização.


O Reino das Águas é nosso queridinho por aqui.
Por isso, estamos empenhados em colaborar para levar mais informações sobre ele.
Quer saber mais?
Envie-nos sugestões de pauta e pesquisas para divulgarmos nosso bioma pantaneiro.
Você pode comentar neste post, usar nosso e-mail ou falar com a gente diretamente pelas redes sociais @AqueleMato
Compartilhe e comente para ajudar a divulgar as belezas do nosso Pantanal.
APOIE AQUELE MATO
Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho PicPay ou pelo Apoia-se.
Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.