Soldadinho do Cerrado: topete vermelho e canto forte
Também conhecido como tangará-rei, tangará-de-chifre, tangará-de-crista-vermelha, tangará-chifrudo, dançarino-de-crista-vermelha e manaquim, o Soldadinho (Antilophia galeata) é uma ave endêmica do Cerrado.
Medindo cerca de 14 cm, o soldadinho pertence a um dos grupos mais coloridos de aves, os pripídeos.
Em síntese, o macho possui uma crista vermelha e o resto do corpo coberto por penas pretas; as fêmeas da espécie possuem uma coloração verde, bem camuflada e seu topete é bem menor.
Leva 3 anos para o macho adquirir sua plumagem característica.
Até lá, ele apresenta coloração esverdeada, como a da fêmea.
Sobre a função desse soldado
Os soldadinhos são solitários e territoriais.
Por isso, eles evitam grupos e preferem viver no máximo em pares, pois os machos podem brigar entre si.
A alimentação do soldadinho é à base de frutos, mas ele também se alimenta de pequenos insetos, capturados desde 1 metro do solo até a parte mais alta das árvores.
Sobre a reprodução do soldadinho, depois de se acasalar com a fêmea, o macho permanece no território, mas não tem nenhum envolvimento com a construção do ninho ou cuidado com os filhotes.
A fêmea faz o ninho, que possui um formato de cesta, e choca de 1 a 2 ovos por até 19 dias.
É possível encontrar o soldadinho nas matas ciliares do Brasil central e nas matas da baixada pantaneira. Assim como na Bolívia e no Paraguai.
Além de estar presente em buritizais ou em matas brejosas entre 500 e 1000m de altitude, por vezes, acompanhando bandos mistos.
Uma característica marcante do soldadinho é o seu canto, muito admirado, alegre, assobiado e chamativo, composto por cinco partes separadas.
A primeira é uma nota separada das demais, curta e mais lenta.
Depois começa uma sequência rápida. Na época reprodutiva, responde a imitações ou gravações de seu canto.
A espécie é ameaçada pela perda de áreas florestais e pelas mudanças climáticas. Muito ainda se desconhece sobre a espécie, sendo necessário investimentos na pesquisa para melhores planos de ação para a conservação da espécie.
Mas, e você, já viu um Soldadinho por aí?
APOIE AQUELE MATO
Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho PicPay ou pelo Apoia-se.
Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.
Descubra mais sobre Aquele Mato
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.