Não encontramos frutos do Cerrado nos supermercados - Aquele Mato

Não encontramos frutos do Cerrado nos supermercados


Apesar de eles já serem ingredientes para diversas especiarias, não há frutos do cerrado nos supermercados.

Antes de mais nada, que delícia seria ter geleias, licores, doces e sorvetes de frutas do cerrado sempre à mão.

Porém, mesmo com o crescimento no cardápio feito com os frutos típicos da nossa região, ainda é difícil encontrá-los nos supermercados.

E, se você também se pergunta o motivo disso, vamos entender por que os frutos do cerrado não estão nas nossas prateleiras.

Ter frutos do Cerrado no mercado ainda é difícil

O principal motivo da dificuldade de encontrar os frutos do Cerrado nos supermercados ainda é a burocracia.

O contato entre as empresas e o agricultor é complicado e a cobrança de taxas também atrapalha o procedimento.

Ainda hoje, todo o processo de agricultura é bastante artesanal e o extrativismo dos frutos do Cerrado está largamente ligado a comunidades tradicionais, como assentamentos sem-terra, quilombolas e grupos indígenas.

Não encontramos frutos do Cerrado nos supermercados - Aquele Mato

Toda a cadeia produtiva do negócio não está completamente estruturada e, por isso, atualmente, os frutos normalmente são vendidos em feiras de agricultura familiar.

Então, há um grande caminho pela frente para a produção e a comercialização dos frutos do Cerrado aumentarem.

Porém, apesar dessa dificuldade, existem projetos que estimulam boas práticas na agricultura e atuam como fonte de renda para comunidades extrativistas, como os Programas Cerrado Pantanal e Água Brasil.

Programas como esses são imprescindíveis para manter a biodiversidade do bioma Cerrado o mais natural possível.

Eles atuam apoiando a estrutura da cadeia produtiva, desde a coleta dos frutos até a comercialização, em empreendimentos comunitários como cooperativas extrativistas.

Benefícios de inserir os frutos do Cerrado na nossa rotina

O bioma Cerrado é vasto e possui frutos ricos em nutrientes. Por isso, vemos apenas benefícios na inserção desses itens na mesa do brasileiro.

Entre as principais vantagens de expandir as vendas dos frutos do Cerrado nos supermercados estão a geração de renda para pequenos agricultores, o valor nutricional desses alimentos e o auxílio na manutenção da biodiversidade.

Em busca do tesouro de Mato Grosso do Sul, deveria existir legislações específicas para garantir o processo de organização da cadeia produtiva.

E, pra nós, fica então a ideia de tirar algumas coisas industrializadas na nossa alimentação e usar o que é produzido no nosso quintal.


APOIE AQUELE MATO

Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho PicPay ou pelo Apoia-se.

Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.

Compartilhe

por

Publicado

em

, ,

Comentários

Deixe um comentário