Mara é Maracaju, Mato Grosso do Sul! - Aquele Mato

Mara é Maracaju, Mato Grosso do Sul!


Situada no sul da região Centro-Oeste do país, a cidade de Maracaju está localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 160 km da Capital, Campo Grande.

Maracaju-MS

Sob influência do Cerrado, no município predomina a pastagem plantada, seguida da lavoura. É a maior produtora de grãos de soja e de milho de Mato Grosso do Sul, ocupando a 5ª maior economia do Estado.

A história pelos museus de Maracaju

Nos anos 1970, com o agronegócio latente, chegaram os imigrantes da região sul do país, entre eles do Rio Grande do Sul, cultura ainda forte em Maracaju, preservada pelo CTG (Centro de Tradições Gaúchas).

Desde então, a agricultura só cresceu na cidade e, no fim da década, o escoamento da produção era feito com trens, história presente no museu municipal de Maracaju.

E museus não faltam. Eles são pontos fortes da cidade e atrações para os visitantes durantes as festas tradicionais do município, como a Festa da Lingüiça, Exposição e Festa da Colheita.
Como um exemplo de hiperconexão, ganhou a Rota Turística de Museus, unindo o saber e a memória em um produto turístico na cidade.

Museu de Tratores – Na Associação dos Colecionadores de Máquinas Antigas é possível ter acesso a 50 máquinas que transmitem a história e revelam o desenvolvimento da cidade por meio da agropecuária. A mais antiga máquina a vapor é datada de 1918.

Museu da Cachaça – Fundado pelo colecionador Nelson Dias Neto, atualmente, o museu tem cerca de 3 mil marcas de cachaças e é local de encontro de amigos para degustação.

Museu dos Reliqueiros acervo Helio Vieira – Mostrando a história do automóvel no Brasil, o local expõe miniaturas de motos e carros atuais antigos.

Museu Municipal – Levando o nome de Museu de Tecnologia Anna Thereza de Lima Alves, apresenta um acervo completo dos fatos históricos que marcaram o desenvolvimento de Maracaju, com fotos e peças antigas.

Museu da Linguiça de Maracaju (Aptralmar) – Contando um pouco da história de Maracaju, o museu mostra a trajetória da linguiça que chegou até o Guiness Book.

Logo na entrada da cidade é possível reconhecer a popularidade da Linguiça de Maracaju, que dá boas-vindas a quem chega ao município.

Maracaju-MS

A gente nem precisa dizer qual é a melhor linguiça, né?

Segundo a história, colonizadores vindos de Minas Gerais dominavam a técnica da produção de linguiça com carne de porco, principal alimento durante as viagens. À medida que as comitivas avançavam, os ingredientes acabavam, assim entrou a carne bovina, em razão do alto potencial da pecuária na região de Maracaju.

E sensação é de receita de linguiça caseira, diferenciada pelos pedaços de carne bovina de qualidade, um produto artesanal e que movimenta a economia do município.

Aos amantes do mato e do turismo de natureza

Maracaju está sob influência da Bacia do Rio da Prata e seus principais rios são:

Rio Brilhante – rio formador, com o Rio Dourados, do Rio Ivinhema; limite entre os municípios de Maracaju e Sidrolândia, Maracaju e Rio Brilhante.

Rio Santa Maria – afluente, pela margem direita, do Rio Brilhante, no município de Maracaju; nasce na Serra de Maracaju, faz divisa entre o município de Maracaju e os de Ponta Porã, Dourados e Itaporã.
E, por falar na Serra de Maracaju, está aí uma vista privilegiada do Cerrado sul-mato-grossense.
Veja aqui mais lugares para se aventurar em Mato Grosso do Sul. LINK

Compartilhe

por

Publicado

em

Comentários

Deixe um comentário