É na primavera que florescem grandes árvores e podemos ver arbustos e por toda a parte em Campo Grande, formando coloridos tapetes pelas ruas e calçadas.
aquelemato
Publicidade
Como todo o Brasil, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, é rica em flores durante todo o ano, mas é na primavera que o seu esplendor se manifesta.
É na primavera que florescem grandes árvores e podemos ver arbustos e por toda a parte, formando tapetes pelas ruas e calçadas.
Grande parte da fauna e flora de Mato Grosso do Sul também está concentrada no Bioma Pantanal e no Cerrado.
Campo Grande está entre as capitais mais arborizadas do País
A capital de Mato Grosso do Sul tem mais de 161 espécies de árvores plantadas.
E, mesmo conhecida como a cidade do ipês, Campo Grande tem o oiti como o mais comum e ganhou a orquídea como flor símbolo da cidade.
Essa ação aconteceu visando impulsionar a produção de orquídeas, desenvolver o turismo, a economia e a preservação desta espécie.
Cidade Morena tem também a beleza de outras flores
A beleza das flores de Campo Grande ainda vai além dos ipêse das orquídeas.
Algumas espécies são tão comuns em Campo Grande que dão nomes aos bairros da região, como flamboyants, buriti e carandá.
Pelas ruas da Capital, ainda é possível encontrar jacarandás, quaresmeiras, manacás-da-serra, figueira e até o não tão frequente cipó-de-são-josé.
Conforme o Plano Diretor de Arborização Urbana (Pdau) de Campo Grande, existem 153,1 mil árvores urbanas no município e mais da metade delas não apresentam nenhum tipo de ameaça à infraestrutura da cidade, como quebra de calçada ou contato com fios de telefonia ou energia elétrica.
Baseando-se nas condições climáticas e no solo de Campo Grande, o plano ainda apresentou uma lista com recomendações de árvores adequadas para a nossa região, como o angico-vermelho, a farinha-seca, a magnólia, a murta-de-cheiro, a pata-de-vaca, a resedá, a sibipiruna, além de todos os tipos de ipê, claro.
Mais exemplos de espécies vegetais da flora de Mato Grosso do Sul são: erva-de-santa-luzia, aroeira-piúva, figueira, jenipapo, ingazeiro, tucum, pau-de-novato, angico, palmeiras, aguapé e salvínia.
Flora do Cerrado
Um importante meio de manter e aumentar a arborização em Campo Grande é o viveiro municipal, o Flora do Cerrado, inaugurado em 21 de setembro de 2010, no Dia da Árvore.
O viveiro é utilizado localmente no plantio executado pela prefeitura ou para doações para a população.
Quem deseja pedir a doação de muda para o plantio em sua calçada ou quintal, somente no perímetro urbano, precisa ir até a Gerência de Fiscalização de Arborização e Áreas Verdes (GFAV) da Semadur, situada na Rua Arthur Jorge, n. 507, Centro, levando seus documentos pessoais e comprovante de residência.
E aí, qual é a árvore que floresce no seu quintal ou calçada?
Deixe um comentário