Ipê Amarelo Campo Grande-MS

Mato Grosso do Sul e o florir dos ipês-amarelos

O florescimento dos ipês-amarelos é um momento que encanta todo morador de Mato Grosso do Sul, pois é um dos eventos mais belos da nossa natureza.

Como resultado, o florir dos ipês-amarelos é um dos motivos que o tornaram símbolo do Estado.

Inspiração para músicos, artistas plásticos e poetas da nossa terra, a coloração das flores dos ipês-amarelos resulta em um incrível efeito na árvores e no chão, que fica coberto pelas cores que contrastam com o cinza do asfalto.

ipê-amarelo

Ipê-amarelo é a árvore símbolo de Mato Grosso do Sul

O período seco que transforma as cores da nossa região incentivou um projeto de lei que estabeleceu o ipê-amarelo como símbolo de Mato Grosso do Sul. Espera-se, assim, que a imagem do ipê-amarelo seja representante da nossa população e estímulo à preservação desta espécie

A partir de agora, os ipês-amarelos devem ser empregados em documentos oficiais, imagens publicitárias e outras peças de divulgação das belezas naturais do Estado.

Pela Lei nº 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, os ipês-amarelos também são considerados símbolo do Brasil.

Na estação seca é quando os ipês-amarelos mostram suas flores

Período seco e frio, é no inverno de Mato Grosso do Sul que os ipês-amarelos estão em plena floração.

ipê-amarelo

A regularidade de chuvas e a queda de temperatura são fatores que auxiliam nesse processo, pois é o estresse causado pela seca e pelo frio que indica ao ipê que é tempo de florescer.

Além dos ipês-amarelos, ainda encontramos por aqui o ipê nas cores roxa, rosa e branca.

As floradas dos ipês costumam durar, em média, uma semana, mas, no caso dos ipês-amarelos, pode alongar-se por até 10 dias, em duas etapas:

Após o ipê-roxo, aproximadamente em julho;
E outra em setembro, quando se anuncia a temporada de chuva.

Ele sabe que o seu fim está próximo e, por isso, busca produzir o máximo de sementes para deixar para a posteridade.

Com a queda das sementes do ipê, o vento ou polinizadores, como pássaros e insetos, as levam e as espalham para brotarem em outros lugares, até a quilômetros de distância.

Mato Grosso do Sul e o florir dos ipês-amarelos - Aquele Mato

As sementes dos ipês-amarelos são brancas e possuem 3 cm de comprimento, duas asas e vesícula seminal central.

Do gênero Bignoniaceae e das espécies Tabebuia impetiginosa e heptaphylla, o ipê é uma flor nativa, com madeira de massa densa (0,80 a 1,00 g.cm³), a 15% de umidade, resistente e durável, podendo atingir até 30 metros de altura. Ao falarmos da cor, lembramos que o alburno é claro e o cerne, levemente rosa.

Usos e benefícios do ipê

São muitos os usos e benefícios do ipê.Os ipês-amarelos, por exemplo, também são conhecidos como “Paratudo“, em razão da sua eficiência no tratamento de várias doenças. Na medicina tradicional, as cascas do tronco são usadas como anti-inflamatório, cicatrizante, analgésico e no tratamento de gripes e resfriados.Mais notável que o efeito medicinal que vemos normalmente em chás, o ipê é uma planta comestível.Sim, o ipê é uma panc (planta alimentícia não convencional) e pode ser usado em diferentes pratos.O ipê-amarelo possui diversas propriedades e tem ganhado cada vez mais espaço nas cozinhas.As pétalas do ipê-amarelo são carnosas e têm consistência parecida com a de cogumelos após refogados.Além do incrementar o cardápio, a utilização do ipê-amarelo e de todos os outros também acontece para paisagismo e arborização urbana, como na recuperação de áreas degradadas.Normalmente durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e consequentemente a árvore fica completamente despida.Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada, que enfim dá a mais notável cor para a estação mais fria do ano.E então, bora dividir fotos dos ipês-amarelos?! Poste sua foto e marque a gente no Instagram @AqueleMato

Compartilhe

Descubra mais sobre Aquele Mato

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário