Parque Nacional da Serra da Bodoquena pode ser entregue à gestão privada - Aquele Mato

Parque Nacional da Serra da Bodoquena pode ser entregue à gestão privada


Nesta semana, o Ministério do Meio Ambiente apresentou um plano de incentivo ao turismo em unidades de conservação do País estimulando a oportunidade de concessão à iniciativa privada de serviços em cinco parques nacionais. Com a iniciativa, a expectativa é de obter uma receita total em torno de R$ 930 milhões.

Mato Grosso do Sul não escapou!

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena está entre as unidades que poderão ser entregues para gestão da iniciativa privada.

O governo federal fez um anúncio de que vai abrir consulta pública para resolver se entrega ou não para administração da iniciativa privada o Parque Nacional de Serra da Bodoquena.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena pode ser entregue à gestão privada - Aquele Mato

By Lucas Cordeiro Barbosa Dijigow – Own work, CC BY-SA 4.0, Link

O assunto será debatido em uma reunião pública realizada no dia 26 de junho, pelo conselho do parque, em Bonito – 265 km de Campo Grande.

Os outros quatro parques do País que passarão por consulta pública para passaram a ser administrados pela iniciativa privada são Itatiaia (que estende por RJ, SP e MG), Caparaó (na divisa entre MG e ES), Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).

Conforme reportagem publicada pelo Estadão, os parques da Chapada dos Veadeiros, no Cerrado de Goiás, e do Pau-Brasil, na Mata Atlântica da Bahia, já estão com editais prontos para o início das ofertas.

O Parque Nacional da Serra de Bodoquena

O Parque Nacional da Serra de Bodoquena é uma unidade de conservação de 77.021,58 hectares que foi criada em 21 de setembro de 2000 com o objetivo de proteger o Cerrado.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena pode ser entregue à gestão privada - Aquele Mato

By Marcel Favery – Own work, CC BY-SA 3.0, Link

A área de preservação é a única que se encontra integralmente em território sul-mato-grossense, localizado em Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.

Estendendo-se por 200 quilômetros, a região apresenta cerca de 65 quilômetros de largura e é considerada a mais conservada de Mato Grosso do Sul, sendo a única que integra o bioma Mata Atlântica.

Compartilhe

por

Publicado

em

,

Comentários

Deixe um comentário