Curiosidades sobre o

Pantanal

As curiosidades do Pantanal fazem dele um dos destinos mais procurados para o ecoturismo e por amantes da natureza em geral. Inclusive, o Pantanal desperta o fascínio até em quem nunca pisou na região.

1

Primeiro, a área inundada do Pantanal chega a ser equivalente a de todo o estado de Santa Catarina e a de 4 países europeus: Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.

2

Grande parte da água vem do rio Paraguai. Assim, ele despeja por dia mais de 178 bilhões de litros de água na planície pantaneira.

3

O Pantanal possui mais peixes do que todos os rios da Europa juntos.

4

A piranha é o peixe mais faminto do Pantanal. Os pantaneiros costumam ferir um boi para atraí-las. Pois isso possibilita que o resto do rebanho consiga atravessar as áreas alagadas em segurança

5

O pantaneiro morcego-fantasma-grande é maior morcego das Américas. Ele tem 1 metro de envergadura e quase 250 gramas de peso.

6

O jaú é o maior peixe do Pantanal, chegando a 1,5 metro de comprimento e pesando até 120 quilos.

7

Acima de tudo, dar de cara com uma sucuri pantaneira é o tipo de encontro para aventureiro nenhum botar defeito. Principalmente por seus até 7 metros de comprimento.

9

Antigos indígenas dizem que a região pantaneira era um grande oceano e os primeiros habitantes da região do Pantanal, os povos indígenas Xaraés, deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés.

10

O relevo do Pantanal faz com que o rio Paraguai ande bem devagar. Assim, uma canoa à deriva no rio demoraria cerca de seis meses para atravessar todo o Pantanal.