Pera-do-cerrado: Fruta nativa do Cerrado
Além dos já tradicionais frutos típicos do Cerrado, bora conhecer um pouco mais desta pouco explorada fruta nativa, a pera-do-cerrado (Eugenia klotzschiana).
Fruto da pereira
Estamos bem acostumados com a pera, fruto da pereira, árvore originária da Europa e da Ásia.
O que muuuita gente não sabe é que existe uma pera nativa do Cerrado, conhecida pelos nomes de pera-do-cerrado, pera-do-campo, perinha-do-campo e cabacinha.
À primeira vista, a pera-do-cerrado é bem diferente tanto na textura quanto no sabor da pera que vemos nos mercados, mas é fácil de ser encontrada no Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Definitivamente, seu nome indígena faz jus a ela.
Cabamixá-açú vem do tupi guarani e significa “erva que dá fruto que aperta a língua”, por causa da acidez do fruto, e o adjetivo Açu indica o tamanho grande do fruto.
A árvore da pera-do-cerrado
Antes de mais nada, a árvore da pera-do-cerrado varia de 60 cm a 2,5 m de altura, com caules eretos e pouco ramificados.
Os seus principais caules medem de 2 cm a 4 cm de diâmetro na base a 10 cm do solo, apresentam casca fissurada, de cor castanho-escura.
Em síntese, as folhas e ramos novos desta árvore têm pelos curtos, e a lâmina foliar mede 9 cm a 13 cm de comprimento por 3,5 cm a 6,2 cm de largura.
Surgindo como cachos, as flores aparecem em formato de guarda-chuvas e, quando abertas, são brancas e medem de 2 a 3 cm de diâmetro.
Enfim, são formadas entre outubro e novembro.
Fruta com sabor exótico
Com toda a certeza, a pera-do-cerrado é uma fruta com sabor exótico e coloração verde amarelada.
Ela possui uma casca bem fina e a polpa diferenciada pelo toque leve de acidez, mesmo com o sabor doce. É macia e bastante suculenta.
Essa é uma fruta que pode ser consumida ao natural ou na forma de sucos com leite ou ainda pode ser usada para fazer sorvetes, bolos e geleias.
É uma das maiores frutas do Cerrado, podendo pesar entre 60g e 90g.
Frutifica-se nos meses de dezembro a janeiro.
Espécie nativa precisa de cuidados
Pra ressaltar, a árvore da pera-do-cerrado é uma planta que não pode faltar em projetos de recuperação dos cerrados.
Por isso, suas sementes devem ser semeadas logo que colhida e despolpada.
Dessa forma, tendo exemplos comprovados do grande potencial de medicamentos encontrado na nossa flora, precisamos lembrar que é necessário o incentivo das nossas pesquisas sobre as espécies nativas do Brasil.
APOIE AQUELE MATO
Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho PicPay ou pelo Apoia-se.
Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.
Descubra mais sobre Aquele Mato
Subscribe to get the latest posts sent to your email.