Os problemas ecológicos estão destruindo a natureza.

Mas como estão nossas atitudes diárias, aquelas mínimas, que podem fazer a diferença na educação das crianças, por exemplo? Muitas ações são simples e você pode incluir no seu dia a dia sem fazer sacrifícios! Veja algumas medidas que podemos facilmente tomar para ajudar a conservar a nossa natureza.

1 – Lugar de lixo é no lixo

As cenas de voar um papelzinho pela janela do carro ou deixar uma latinha no chão no meio da rua ou em uma volta pelo parque são bem comuns por aqui, né? Você pode até pensar que não tem problema, pois é só uma coisinha. Mas imagine se cada pessoa do mundo fizer a mesma coisa. O lixo que se acumula na rua vai parar nos bueiros, provocando grandes enchentes em dias de muita chuva. Portanto, a solução é simples: jogue o lixo no lixo.

2 – Preciso mesmo disso?

Seja um consumidor consciente, evite adquirir produtos com excesso de embalagens descartáveis, pois consomem recursos em sua fabricação e aumentam muito a quantidade de lixo.
Quando for às compras, escolha os produtos com maior tempo de duração porque, assim, produzirá menos lixo. Ah e escolha produtos com embalagens mais econômicas, priorize as retornáveis.

3 – Reuse

A história de que quase todo o lixo pode ser reaproveitado é antiga, mas vale a pena reforçar: só dá para fazer isso separando os recicláveis dos orgânicos. Se isso ainda não é feito na sua casa, dê o primeiro passo e comece a separar!

4 – Use menos papel

Economizar papel é uma saída para combater o desmatamento. Use seu computador como aliado! Crie pastas de documentos em vez de imprimir, quando não puder evitar a impressão, faça frente e verso e utilize papel reciclado. Faça blocos de papel-rascunho. Emprestar livros em bibliotecas e usar papel reciclado também vale!


5 – Caseirinhos

Procure utilizar produtos de limpeza orgânicos e biodegradáveis ou alternativas caseiras como vinagre, sal, limão e bicarbonato de sódio. Ah, e além de não prejudicar saúde e a natureza, eles também fazem bem para o nosso bolso.

6 – Não enche o saco de plástico

Avise aos amigos vendedores: o plástico polui, por isso não uso. Hoje temos sacolas de pano bem legais para nossas compras, e não só no supermercado, recuse plásticos na farmácia, nas lojas, e onde mais puder.

7 –Nada de desperdício

Apenas 1% da água do planeta é própria para o consumo humano. Por isso, feche as torneiras! A gente sabe que é uma delícia dar um show de cantoria no banho ou andar pela casa escovando os dentes, mas lembre-se de manter chuveiro e torneira desligados nessa hora. Evitando esses desperdícios, dá para economizar quase 46 litros de água por dia!

8 – Bi-bi

Posso ir a pé a determinados lugares em vez de usar o carro? De bicicleta então, bem mais divertido! Aproveite para cuidar da saúde e curtir a nossa paisagem!
Exija qualidade, pois nela está embutida a durabilidade do produto. Portanto, menos resíduos e desperdícios (água, energia e recursos naturais).


9 – Seja um educador ambiental

Transmita para as pessoas e crianças que você conhece a importância de preservar nosso meio ambiente. Todo mundo pode fazer a sua parte para dos recursos naturais. Com certeza o planeta agradecerá.

COMPARTILHE ESSA IDEIA!!!

|

Oriente-se

Nome:
Email:
Site:
Escreva seu comentário:
Unknown
eu queria uma historia de coidando do noso verde