Frio extremo provoca comportamento curioso em jacarés
Passando por um período de inverno bastante intenso, os Estados Unidos começam a congelar. Como mecanismo de sobrevivência, jacarés que habitam o parque de Shallotte River Swamp Park, em Ocean Isle Beach, na Carolina do Norte, adotaram uma nova prática para sobreviver no rio congelado.
Com focinhos fora d’água, jacarés tentam sobreviver
Nos meses de frio, os jacarés geralmente ficam dormindo no fundo da água e emergem uma vez ao dia para respirar.
Porém, com a superfície congelada, eles não sobreviveriam sem o ar. Por isso tiveram que se reinventar. A técnica usada pelos jacarés para enfrentarem as baixas temperaturas é conhecida como brumação, que é quando eles diminuem a temperatura corporal e o metabolismo para que possam sobreviver ao frio.
Para isso, os jacarés entraram na água quando ela ainda estava mais quente que o ar, se colocaram em uma posição de forma que o focinho ficasse para fora da água (nada confortável, tadinhos) e só esperaram que ela congelasse ao redor deles.
Quando as temperaturas voltam a subir e o gelo derrete, os animais começam a regular sua temperatura corporal.
George Howard é o gerente do parque na Carolina do Norte e capturou algumas imagens desse evento. Parecem pedras ou folhas na superfície do rio, mas são os focinhos dos bichin!
Descubra mais sobre Aquele Mato
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.