Que o tereré é muito popular em Mato Grosso do Sul não é nenhuma novidade, mas sabia que ele pode ter também grande destaque no mercado de cosméticos?

Sim, o nosso companheiro de dias quentes e os seus benefícios são atrativos para a beleza e cuidados com o corpo.

Além do aroma e do sabor, a erva-mate (Ilex paraguariensis) usada no preparo do tereré traz efeitos benéficos que chamam a atenção de empresas com foco em proporcionar bem-estar.

Tendo em vista que muitos consumidores atualmente estão focados em produtos naturais, a cada dia, pesquisas abrem caminho para ampliar o uso da nossa erva-mate para além do tereré.

Características do tereré o tornam aliado da beleza

Ação diurética, redução do colesterol, estimulante e outras características do tereré se tornaram motivo de pesquisa para empresas que visam desenvolver produtos com a erva-mate.

Conforme as pesquisas, a aplicação de cosméticos à base de erva-mate pode reduzir o estresse oxidativo do organismo, aumentar a sua enzima e a atividade de aminoácidos.


O extrato seco de erva-mate ainda funciona como cicatrizante e adstringente, reduz inflamações provocadas pelos raios ultravioletas e protege o colágeno da pele.

Por ser rica em polifenóis, um antioxidante natural, a erva-mate evita o envelhecimento precoce de pele e cabelo e, associada a outros componentes, revitaliza e hidratada partes específicas do corpo.

Ao direcionar as ações da erva do tereré para o cuidado com os cabelos e a pele, por exemplo, ela se transforma em matéria-prima para xampus, condicionadores, sabonetes, colônias, esfoliantes e demais itens nessa linha.

A intenção das empresas é aproveitar as propriedades energizantes e refrescantes da planta como um revigorante natural, que estimule o corpo e a mente.


Os principais benefícios do extrato da erva comumente usada para o tereré são:

  • Aumento da circulação sanguínea, o que auxilia no tratamento da celulite e gorduras localizadas;
  • Ação detergente e emulsificante, proporcionando limpeza da pele;
  • Ação bactericida e adstringente;
  • Combate e prevenção do envelhecimento precoce da pele e cabelos e ação contra os radicais livres;
  • Inibe a destruição do colágeno;
  • Fotoprotetor natural.

Atualmente, já existem vários produtos à base de erva-mate, como energéticos, sucos, refrigerantes e suplementos.

O uso de cosméticos e cuidado pessoal vive em crescimento no Brasil e no mundo, exigindo que as empresas se adaptem às principais procuras dos consumidores e novidades no mercado.

A gente gostou dessa inovação! E você, já experimentou algum produtinho à base de erva-mate?

| Experimente

Nome:
Email:
Site:
Escreva seu comentário:
LUCIANA NASSAR
Sim...sorvete