14 de julho de 2019📖 3 min de leitura👁 0 visualizações
Publicidade
Mateiro que é mateiro está sempre em busca de uma trilha e cachoeira!Se você mora em Mato Grosso do Sul ou é um turista aventureiro, já deve ter ouvido falar do Morro do Ernesto, refúgio que fica a 20 km de Campo Grande.Localizado na fazenda Córrego Limpo, região do Inferninho, o Morro do Ernesto é um dos morros para se aventurar em Mato Grosso do Sul.Pra começar, uma vantagem é o fácil acesso, pela saída de Rochedo, em sentido à MS-080.Logo na primeira entrada à direita existem placas de sinalização indicando o caminho para o morro.Ao sair da MS-080, é só percorrer mais 6 quilômetros de estrada de chão até a fazenda, onde é possível encarar a trilha, desfrutar das cachoeiras e contemplar um pôr do sol de tirar o fôlego.
Apesar de ser propriedade particular, o local abre as portas e incentiva visitantes a conhecê-lo.Inclusive, não é preciso agendar o passeio.É só chegar, falar com o caseiro e preencher um cadastro rápido.Os responsáveis pelo local cobram uma taxa de contribuição no valor de R$ 10 por pessoa.
Prepare-se para o Morro do Ernesto
Com uma vista de encher os olhos de quem está lá em cima, o morro do Ernesto é um prato cheio para trilheiros, amantes do ciclismo e também famílias e amigos que buscam uma aventura rápida e barata.Contudo, a trilha é de dificuldade média, com mais de 2 km de subidas e descidas, porém, as pedras do morro são um obstáculo a mais.Em média, a trilha no Morro do Ernesto leva em torno de 50 minutos até o topo, momento de contemplar a paisagem lá de cima, com vegetação em vários tons de verde e o céu com sua mistura de cores.No fim de tarde, à esquerda, o sol se põe atrás da Serra de Maracaju, no oeste, enquanto no leste, a escuridão da noite começa a tomar conta do céu.
Na descida do Morro do Ernesto, é hora de ir às cachoeiras, indicadas por placas no local.A fazenda possui cinco quedas d’água, algumas mais altas e com muitas pedras, e outras mais rasas e calmas.Separamos aqui algumas dicas para uma trilha bem tranquila até o Morro.
Por que o nome Morro do Ernesto
Pra começar, o nome do morro é uma homenagem ao antigo dono da fazenda Córrego Limpo, Sr. Ernesto Campagna, o Seu Ernesto.A princípio, um grupo que praticava parapente no local costumava brincar dizendo que o formato do morro lembrava a careca do Sr. Ernesto.A família Campagna foi morar no local em 1973 e a fazenda só foi vendida depois da morte do Sr. Ernesto.Felizmente, os novos donos continuam de portas abertas para os visitantes e cobram a taxa na entrada com objetivo custear futuras melhorias na estrutura do local.Então, é hora de arrumar a mochila!Lembrando que pode colocar seu pet na mala, porque o morro é pet friendly e convida os bichinhos a fazer parte dessa aventura.E nunca é demais reforçar: leve seu lixo embora e respeite a natureza!Fotos: Arthur Viana
APOIE AQUELE MATO
Se quiser continuar acompanhando nosso conteúdo e nos ver florescer, colabore com o nosso trabalho PicPay ou pelo Apoia-se.Os recursos são usados para a manutenção do blog e para manter o acesso gratuito a todos.